Cinema no feminino regressa na 4ª edição do festival Olhares do Mediterrâneo

Vai decorrer de 28 de Setembro a 1 de Outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, a 4ª edição do festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino, um projecto conjunto do Grupo Olhares do Mediterrâneo e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), que tem como objetivo mostrar filmes em que mulheres dos países do Mediterrâneo tenham tido um papel fundamental na equipa criativa.

Durante os 4 dias do festival, serão exibidos 52 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, oriundas de 17 países. O certame conta ainda com várias atividades paralelas, onde estão incluídas, entre outras, debates, workshops, música, uma programação dedicada às crianças e a exposição Pássaro que Voa, com narrativas ilustradas de refugiados.

O júri da Competição Geral, irá atribuir os prémios de melhor Longa e curta-metragem, cabendo ao jurado da secção Travessias,

Várias equipas de júris irão atribuir os prémios de melhor longa-metragem e o de média/curta-metragem, assim como o melhor filme do ciclo Travessias, sobre refugiados e migrações forçadas. Será tambem atribuído um prémio a uma produção participante na secção Começar a Olhar – Filmes de Escola. O público também está convidado a participar numa votação para eleger o melhor filme do festival.

Na Competição Geral de longas-metragens concorrem seis filmes:
– “The Nurse”, de Dilek Çolak – Turquia (Filme de abertura)
– “A Tale of Two”, de Zohar Wagner – Israel
– “80 and Counting”, de Lina Chaplin – Israel
– “Smile”, de Fernando Pozo – Espanha
– “Nazareth Cinema Lady”, de Nurit Jacobs-Yinon – Israel
– “Willy First”, de Marielle Gautier, Ludovic Boukherma, Zoran Boukherma e Hugo P Thomas – França
(Filme de encerramento)

Na competição de curtas/médias-metragens estarão em competição 20 produções, entre elas duas de realizadoras portuguesas: “Setembro”, de Leonor Noivo e “Rampa”, de Margarida Lucas. A competir pelo prémio do ciclo Travessias, patrocinado pelo Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, estarão 10 filmes.

Para mais informações e estar a par de toda a programação do festival, consulte o site oficial do Olhares do Mediterrâneo.

Artigos relacionados