“Clássicos: Alfred Hitchcock”: Especial com 7 clássicos de suspense para ver na TVCine 2

Especial Clássicos Alfred Hitchcock na TVCine 2

Considerado o maior e um dos mais influentes cineastas da história do cinema e conhecido como o “Mestre do Suspense”, a TVCine 2 preparou o especial “Clássicos: Alfred Hitchcock”, realizador que nasceu há mais de 120 anos, mas o seu cinema continua relevante, icónico e exemplar.

O especial vai apresentar sete dos seus clássicos de suspense e que pode ver de 24 de outubro a 5 de dezembro, sempre às quintas-feiras, a partir das 22:00h.

Hoje será transmitido “Mentira” (Shadow of a Doubt -1943), rodado em preto e branco, e que o próprio Hitchcock teria declarado que era um dos seus preferidos. O filme relata a trajetória da jovem Charlotte “Charlie” Newton, à medida que ela desvenda o passado criminoso de seu tio Charlie, o vilão da trama, bastante querido por ela, por seus familiares e pela comunidade na cidade em que vivem.

A 31 de outubro pode ver ou rever “A Corda” (Rope – 1948), dos géneros thriller psicológico e criminal, que segue dois brilhantes e jovens esteticistas, Brandon Shaw (John Dall) e Phillip Morgan (Farley Granger), que estrangulam até a morte o seu ex-colega da Universidade de Columbia, no seu apartamento. O crime é cometido como um exercício intelectual; para provarem a sua superioridade ao cometerem o “assassinato perfeito”.

Segue-se a 7 de novembro “A Janela Indiscreta” (Rear Window – 1954), considerado por muitos cinéfilos e críticos como um dos melhores de Hitchcock e um dos maiores filmes já feitos, onde James Stewart desempenha o papel de um repórter fotográfico (L.B. “Jeff” Jeffries) obrigado a ficar confinado no seu apartamento em Nova Iorque, numa cadeira de rodas, porque partiu uma perna. Para se distrair, começa a observar, pela janela das traseiras, a vida dos habitantes cujas janelas consegue ver. E, passados uns tempos, começa a suspeitar que um dos vizinhos do prédio oposto ao seu tenha assassinado a mulher.

Para o dia 14 de novembro foi reservado “O Homem Que Sabia Demais” (The Man Who Knew Too Much – 1954), uma refilmagem do filme homónimo de 1934, também dirigido por Hitchcock, cuja trama acompanha um casal americano que se vê envolvido numa intriga política aquando das suas férias em Marrocos.

“A Mulher Que Viveu Duas Vezes” (Vertigo – 1958), será exibido a 21 de novembro, com James Stewart novamente a protagonista e no papel do ex-detetive da polícia John “Scottie” Ferguson. Scottie é forçado a uma reforma precoce, depois que um incidente, durante o seu expediente, levou-o a desenvolver acrofobia (medo extremo de alturas) e vertigem (uma falsa sensação de movimento de rotação). Scottie é contratado por um conhecido como investigador particular, para seguir a esposa Madeleine (Kim Novak), que se tem comportado de forma estranha.

Apesar de ter recebido inicialmente críticas mistas, “Psico (1960)” obteve um grand sucesso nas bilheteira, razão pela qual hoje é considerado um dos melhores filmes de Hitchcock e elogiado como uma obra de arte cinematográfica por críticos internacionais de cinema. O filme passa no canal no dia 28 de novembro. O enredo gira em torno da secretária Marion Crane (Janet Leigh) que, após dar um desfalque na imobiliária onde trabalha, vai parar num decadente hotel, administrado por Norman Bates (Anthony Perkins), um sujeito atencioso, mas perturbado. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Para encerrar este ciclo, a 5 de dezembro, foi escolhido “Os Pássaros” (The Birds -1963), um clássico que segue Mitch (Rod Taylor) e Melanie (Tippi Hedren), que cedo vão ter de lutar pelas suas vidas contra uma força mortífera que não tem explicação e não pode ser detida, num dos mais aterrorizadores filmes de Hollywood onde a vingança da natureza é devastadora.

Consulte mais detalhes sobre a programação dos TVCine e Séries.

Artigos relacionados