“Colectiv – Um Caso de Corrupção” venceu o LUX Prémio do Público 2021

Colectiv venceu o LUX Prémio do Público 2021

O documentário “Colectiv – Um Caso de Corrupção” (Collective) do realizador romeno Alexander Nanau, foi o contemplado com o LUX Prémio do Público 2021, um galardão que distingue os filmes sobre a identidade e a diversidade cultural na Europa, e que foi entregue pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, durante uma cerimónia que decorreu na quarta-feira (9) em Estrasburgo.

O vencedor do prémio é encontrado mediante uma combinação da classificação média do voto do público e do voto dos eurodeputados, possuindo ambas partes do júri 50% dos votos. Os outros finalistas foram “Mais Uma Rodada“, do realizador dinamarquês Thomas Vinterberg, vencedor do Óscar de Melhor Filme Internacional, e “Corpus Christi – A Redenção”, do polaco Jan Komasa.

Com a estreia nos cinemas portugueses agendada para o dia 24 de junho, “Colectiv – Um Caso de Corrupção” retrata a investigação levada a cabo por um grupo de jornalistas sobre um trágico incêndio que ocorreu em 2015 na discoteca Coletiv, em Bucareste, que matou 27 pessoas e deixou 180 feridos. Estranhamente e aos poucos, as vítimas de queimaduras começam a morrer em hospitais por ferimentos que não eram fatais.

Após a denúncia de um médico, uma equipa de investigadores do jornal romeno Gazeta Sporturilor entra em ação e começa a descobrir grandes fraudes no sistema de saúde que enriqueceram magnatas e políticos, e levou à morte cidadãos inocentes. Quando um novo ministro da saúde é nomeado, oferece acesso sem precedentes aos seus esforços para reformar o sistema corrupto, mas também aos obstáculos que enfrenta.

“Queremos combater a corrupção na Europa e queremos uma imprensa livre. As sociedades não se desenvolvem se não tivermos cultura, educação e uma imprensa livre. É o vosso dever apoiar os cidadãos, regular as despesas em cultura e educação e proteger o jornalismo”, disse o realizador e produtor romeno, ao receber a distinção, aproveitando o momento para prestar homenagem às vítimas e aos familiares envolvidos na tragédia que inspirou o seu filme, bem como à imprensa independente que revelou a situação.

Os três finalistas garantem a legendagem dos filmes nas 24 línguas oficiais da União Europeia, totalmente financiadas pelo Parlamento Europeu. Além disso, o vencedor do LUX Prémio do Público será também adaptado para as pessoas com incapacidades visuais ou auditivas.

Assista ao trailer legendado de “Colectiv – Um Caso de Corrupção”, filme nomeado à edição deste ano dos Óscares nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Documentário. Estreia nos cinemas portugueses a 24 de junho.

Artigos relacionados