Colin Firth, vencedor de um Oscar por ‘O Discurso do Rei’ e conhecido pelo seu papel como Harry Hart em ‘Kingsman: Serviços Secretos‘, está em negociações para integrar o elenco de ‘Kursk’ e juntar-se ao ator belga Matthias Schoenaerts (Mergulho Profundo), o único nome já confirmado no filme do realizador Thomas Vinterberg (The Hunt – A Caça).
A trama do filme foi escrita por Robert Rodat, adaptado do livro ”A Time to Die: The Untold Story of the Kursk Tragedy”, de Robert Moore, que narra a verdadeira história do trágico desastre do submarino nuclear russo, o K-141 Kursk, ocorrido a 12 de agosto de 2000 e o drama que envolveu a tentativa de resgate dos tripulantes.
Naquele dia fatídico, o Kursk com 118 pessoas a bordo, afundou-se no Mar de Barents, devido à explosão de alguns torpedos que transportava. 23 marinheiros conseguiram refugiar-se num compartimento e lançaram avisos de socorro, mas só conseguiram sobreviver mais 48 horas, devido à recusa do governo da Rússia em pedir ajuda ao exterior, justificando a necessidade de se preservarem os segredos militares. Quatro dias após o acidente, homens-rãs da Noruega conseguiram efetuar a descida e abrir a escotilha, em menos de um dia, mas tarde demais.
Ainda não são conhecidos os detalhes sobre o início desta produção da EuropaCorp, sabendo-se apenas que a estreia irá acontecer num dia de 2017.