“Coliseu”: Canal História estreia série sobre a ascensão e queda do Império Romano

O canal História estreia em exclusivo esta segunda-feira, 17 de outubro, às 22:15h, com duplo episódio, a nova série documental “Coliseu” (Colosseum), uma ambiciosa superprodução internacional, que narra o épico relato da ascensão e queda do Império Romano, através de um dos seus edifícios mais emblemáticos e das experiências dos homens e mulheres que lutaram na arena. Desde os estratos sociais mais baixos, como as disputas dos gladiadores, até aos imperadores de Roma que utilizaram o anfiteatro como símbolo do seu poder absoluto.

Composta por oito episódios, a série revela o impacto que teve ao longo da história e os desafios arquitetónicos desta construção. Através de uma combinação de recriações ficcionadas e o testemunho de reconhecidos historiadores, esta produção oferece uma perspetiva única de um período fundamental da História.

Durante séculos, Roma foi uma das civilizações de referência no mundo antigo, símbolo de esplendor e prosperidade. No seu apogeu, chegou a controlar um vasto território, desde o oeste do Oceano Atlântico até ao Mar Cáspio a este, e desde o deserto do Saara, a sul, até às margens do Reno e do Danúbio. Numerosas heranças desta cultura perduraram até aos nossos dias: o direito, o calendário, uma infinidade de monumentos e calçadas… mas, sem dúvida, o maior legado que se mantém na atualidade e que representa a grandeza de Roma é o Coliseu.

A produção faz um percurso cronológico durante vários séculos, desde a prodigiosa construção do edifício, que tinha capacidade para 50 mil espetadores, até à sua posterior decadência. Mediante uma combinação de recriações ficcionadas e o testemunho de reconhecidos especialistas e historiadores.

Historiadores como Jerry Toner, Barry Strauss e Alexander Mariotti, arqueólogos como Darius Arya e Jeannette Plummer e professores como T. Corey Brennan e Alison Futrell são alguns dos nomes que participaram nesta série documental.

Para narrar a história deste monumento, a série centra-se em figuras chave desta época, todas elas baseadas em pessoas reais. Os gladiadores Prisco e Vero, cujo combate foi documentado pelo poeta Marcial, sendo esta a primeira disputa em que o imperador entregou a ambos um rudius, ou espada de madeira, proclamando-os vencedores e livres para sempre; Haterio, construtor que, sob ameaça de morte do imperador Domiciano, foi encarregado de construir o subsolo do Coliseu: o hipogeo; Carpóforo, o reconhecido venator ou mestre de bestas mais famoso do Império; Mevia, a primeira cidadã livre de Roma que decide mudar a sua posição para lutar na arena como gladiadora; Ignacio de Antioquía, considerado um dos ‘pais da Igreja’ e condenado à morte no Coliseu por professar o cristianismo nos tempos do imperador Trajano; Galeno de Pérgamo, um dos médicos mais reputados do mundo antigo, entre os seus pacientes destacam-se imperadores como Marco Aurelio, o Septimio Severo; e Cómodo, o último imperador da dinastia Antonina e primeiro ‘César’ que combateu na arena do Coliseu.

Conheça um pouco melhor os dois primeiros episódios, lembrando que o canal História estreia um novo episódio todas as segundas-feiras, sempre às 22:15h.

17 outubro – 22:15h : Episódio 1 – “Os Gladiadores”

Ano 80 d.C. O imperador Tito celebra a inauguração do Coliseu com 100 dias de jogos espetaculares, que incluem um dos combates de gladiadores mais famosos de Roma. Depois de estabelecer uma estreita relação, dois gladiadores – o bárbaro Prisco e o campeão de Roma, Vero- devem lutar até à morte perante mais de 50 mil espetadores. Esta história chegou até nós através do poeta romano Marcial.

17 outubro – 22:55h : Episódio 2 – “O Construtor”

O mestre de obras Haterio constrói o Coliseu a partir das cinzas da Domus Aurea de Nerón. No entanto, o seu trabalho está longe de terminar. O novo imperador Domiciano encarrega-o de acrescentar uma complexa rede de túneis subterrâneos: o hipogeo. Haterio terá que fazer equilíbrios para satisfazer as insaciáveis exigências do todo poderoso imperador, com fortes pressões para finalizar a maravilha arquitectónica a tempo para os jogos de Domiciano. O fracasso poderia custar-lhe a vida.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados