“Colmeia”: Drama de empoderamento feminino estreia esta semana

Esta quinta-feira, 5 de maio, chega aos cinemas nacionais o drama “Colmeia” (Hive), um filme de empoderamento feminino que causou alvoroço na sua estreia no Festival de Sundance 2021, onde conquistou o prémio de Melhor Realização, o Grande Prémio do Júri e o Prémio do Público, tendo sido aclamado e premiado em vários outros festivais internacionais.

O filme é a primeira longa-metragem escrita e realizada por Blerta Basholli, que viria a ser escolhido como representante do Kosovo ao Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional. Baseado numa história real, o filme conta a história de uma mulher que luta contra as estruturas patriarcais da sua comunidade para sobreviver após a morte do seu marido.

Situado na aldeia de Krusha após a Guerra do Kosovo, o filme conta a história de Fahrije, interpretada por Yllka Gashi, uma das muitas mulheres de língua albanesa cujos maridos desapareceram durante os massacres de 1999. Ela e as suas companheiras viúvas, formou uma organização de mulheres com o duplo propósito de ajuda mútua e de pressionar as autoridades locais para encontrarem as vítimas, identificá-las e responsabilizarem os perpetradores.

Como as colmeias do seu marido desaparecido simplesmente não produzem mel suficiente e para sustentar o que resta da sua família,Fahrije decide criar uma pequena empresa agrícola para produzir um condimento à base de pimenta. Mas na aldeia patriarcal e tradicional onde vive, as suas ambições e esforços para se tornar uma mulher mais poderosa não é bem visto, incluindo o seu sogro Haxhi (Çun Lajçi) e até mesmo a sua própria filha, Zana (Kaona Sylejmani).

“Colmeia” é um drama muito sensível que também permite que a guerra seja mostrada de outra forma ao revelar o destino, não dos que foram para a batalha, mas dos que permanecem, em que a protagonista, entre a revolução e o desespero, enfrenta uma comunidade hostil ao seu desejo de emancipação.

Assista ao trailer legendado de “Colmeia”, filme que chega às salas nacionais com distribuição da Films4You.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.