Comemora hoje o 80º aniversário. Parabéns Dustin Hoffman

Dustin Lee Hoffman, uma das lendas vivas do cinema, comemora hoje o seu 80º aniversário. Nascido a 8 de agosto de 1937, em Los Angeles, o ator norte-americano fez carreira no teatro e televisão, mas foi no cinema que obteve reconhecimento mundial, pelas suas versáteis representações de anti-heróis e personagens vulneráveis.

A Primeira Noite

Hoffman estreou-se no cinema em 1967, com ‘The Tiger Makes Out’ e no mesmo ano protagonizou um dos seus melhores filmes, ‘A Primeira Noite (The Graduate)’. Nesta década, obteve sucesso com o drama ‘O Cowboy da Meia-Noite (Midnight Cowboy – 1969)’. A sua performance neste dois últimos filmes valeram ao ator as suas duas primeiras nomeações a um Óscar.

A época dourada de Hoffman foi nos anos 70, com brilhantes interpretações em ‘O Pequeno Grande Homem (Little Big Man- 1970)’, ‘Cães de Palha (Straw Dogs – 1971’, ‘Papillon (1973)’, ‘Lenny (1974)’, a terceira nomeação, ‘Os Homens do Presidente (All the President’s Men – 1976’, ‘O Homem da Maratona (Marathon Man -1976)’, ‘Beco sem Saída (Straight Time – 1978)’

Encontro de Irmãos

e ‘Kramer Contra Kramer (1979)’, drama protagonizado ao lado de Meryl Streep e que deu a Hoffman a primeira estatueta dourada de Melhor Ator.

Das cinco longas-metragens que protagonizou na década de 80, duas delas foram marcos importantes na carreira do ator: ‘Tootsie – Quando Ele Era Ela’, uma comédia de 1982, que apesar de ter sido um pouco desvalorizada pelo público, deu ao ator a quinta nomeação da Academia e o drama de 1988, ‘Encontro de Irmãos (Rain Man)’, em que Hoffman interpreta um autista, irmão do personagem de Tom Cruise e com cujo papel venceu pela segunda e última vez, até à data, o Óscar de Melhor Ator.

Tootsie

A sua carreira continuou nos anos 90 com vários sucessos, entre eles, ‘Manobras na Casa Branca (Wag the Dog – 1997)’, a última indicação para o Óscar. De 2000 para cá, tem trabalhado em vários géneros de filmes, mas as suas atuações não cativaram a simpatia dos membros da Academia. Em 2012, fez a sua estreia atrás da câmaras com a comédia dramática ‘Quarteto’.

Além dos dois Óscares, o ator conquistou ao longo da sua carreira várias distinções, entre as quais, 5 Globos de Ouro e 4 prémios Bafta.

Parabéns Dustin Hoffman. Feliz aniversário!

Artigos relacionados