Conheça os 93 filmes que estão na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional

Filmes submetidos ao Oscar de Melhor Filme Internacional

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já revelou a lista final dos 93 filmes elegíveis para a 93ª edição dos Óscares e que estão na corrida para a estatueta dourada na categoria de Melhor Filme Internacional. Talvez devido a regras menos rígidas devido à pandemia, o número de submissões é um novo recorde superando a marca de 92 estabelecida em 2017.

VEJA A LISTA FINAL DOS 93 FILMES ELEGÍVEIS PARA O ÓSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL

No total foram enviados à Academia 97 filmes, mas por razões que se desconhecem, as candidaturas da Argélia, Butão e Uzbequistão não apareceram na lista final, da qual também não faz parte o candidato bielorrusso, “As Lições de Persa“, de Vadim Perelman, que por ser uma coprodução entre a Rússia, Alemanha e Bielorrússia, foi rejeitado por não ter contribuições criativas suficientes do país que o submeteu.

Além do filme bielorrusso, que não enviou um substituto, mais dois filmes foram anteriormente rejeitados: a primeira escolha de Portugal, “Listen“, de Ana Rocha De Sousa, substituído por “Vitalina, Varela“, de Pedro Costa, e o canadiano “Funny Boy” substituído por “14 Jours, 12 Nuits”, de Jean-Philippe Duval, ambos por não cumprirem com uma das regras de elegibilidade que refere que os filmes submetidos devem conter pelo menos 50% dos diálogos num ou mais idiomas diferentes do inglês.

Outra das curiosidades desta lista final é que dos 93 filmes em competição, 34 deles foram dirigidos por mulheres, um número que passa a ser também recorde nesta categoria, batendo os 27 que foram submetidos na edição do ano passado. De referir também que o Lesoto, Sudão e Suriname submeteram um filme pela primeira vez.

É improvável que qualquer filme seja considerado inelegível, mas no ano passado dois filmes foram desqualificados após o anúncio dos candidatos. Na primeira fase e pela primeira vez, os filmes vão ser sujeitos a uma votação aberta a todos os membros da Academia. No dia 9 de fevereiro será anunciada uma lista com os pré-selecionados, nesta edição alargada para 15 filmes em vez dos 10 originais, dos quais sairão os cinco nomeados ao Óscar.

Os filme nomeados em todas as categorias serão revelados a 15 de março. Os vencedores serão conhecido na 93ª edição dos Óscares que se realiza no dia 25 de abril de 2021.

Artigos relacionados