Conheça os filmes pré-selecionados para candidatura de Portugal aos Óscares

Filmes pre-selecionados por Portugal aos Óscares 2022

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou esta segunda-feira (11), os títulos dos seis filmes pré-selecionados para a votação que irá escolher o candidato de Portugal a uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional da 94ª edição dos Óscares.

O comité de pré-seleção, composto por André Szankowski (diretor de fotografia), Dalila Carmo (atriz), Elvis Veiguinha (sound designer), Luís Cília (compositor), Marco Martins (realizador), Maria João Mayer (produtora) e Matamba Joaquim (ator), selecionou os seguintes filmes:

– “A Metamorfose dos Pássaros“, de Catarina Vasconcelos
– “Nunca Nada Aconteceu”, de Gonçalo Galvão Teles
– “O Som que Desce na Terra“, de Sérgio Graciano
– “Sombra“, de Bruno Gascon
– “Terra Nova“, de Artur Ribeiro
– “O Último Banho“, de David Bonneville

Os seis títulos pré-selecionados serão agora sujeitos a um processo de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que vai decorrer de 12 a 28 de outubro. A 29 de outubro será anunciado o representante português na corrida às estatuetas douradas.

VEJA A LISTA DOS FILMES JÁ SUBMETIDOS AO ÓSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL 2022

Para cumprirem as regras da Academia de Hollywood e serem elegíveis, os filmes terão de estrear no país de origem numa data de 2021 e serem exibidos nos cinemas durante pelo menos uma semana. Dos seis, apenas dois estão de acordo com o regulamento: “A Metamorfose dos Pássaros”, que estreou a 7 de outubro, e “O Último Banho”, lançado a 1 de julho.

Dos restantes, “Sombra” tem estreia anunciada para esta semana, “Terra Nova” chega aos cinemas a 28 de outubro, e “O Som que Desce na Terra” está previsto para 11 de novembro. Falta agora conhecer a data de estreia de “Nunca Nada Aconteceu”.

O prazo para os países submeterem os filmes termina no dia 1 de novembro de 2021. Numa primeira fase, entre os filmes submetidos, serão pré-selecionados 15 filmes que serão revelados a 21 de dezembro. Destes sairão os cinco candidatos finais à estatueta dourada de Melhor Filme Internacional que serão anunciados, juntamente com as outras categorias, a 8 de fevereiro de 2022. O vencedor será conhecido na 94ª edição dos Óscares que se realiza no dia 27 de março de 2022, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.

Artigos relacionados