A Academia de Cinema Europeu anunciou esta terça-feira (8) as nomeações para a 35ª edição dos Prémios do Cinema Europeu (European Film Awards). “Triângulo da Tristeza“, de Ruben Ôstlund (Suécia), “Close“, de Lukas Dhont (Bélgica), e “Holy Spider“, de Ali Abbasi (Dinamarca) lideram a lista com quatro nomeações, incluindo as categorias mais importantes: Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento.
Todos os três filmes estrearam este ano no Festival de Cannes, onde “Triângulo da Tristeza” conquistou a Palma de Ouro; “Close”, o Grande Prémio (ex-aequo com ‘Stars At Noon’, de Claire Denis); e “Holy Spider”, distinguido com o prémio de Melhor Atriz (Zar Amir-Ebrahimi). Estes dois últimos são ainda os candidatos a uma nomeação aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional dos seus respetivos países, Bélgica e Dinamarca.
Com três indicações surge “Corsage – Espírito Inquieto“, da austríaca Marie Kreutzer, incluindo Melhor Atriz para Vicky Krieps. Já “Alcarràs, de Carla Simón, vencedor do Urso de Ouro em Berlim recebeu duas nomeações e “Saint Omer“, que ganhou o Leaõ de Ouro em Veneza, foi apenas nomeado pela realização de Alice Diop.
Portugal está apenas representado pela curta-metragem “Ice Merchants“, de João Gonzalez, e na longa-metragem de animação “Interdito a Cães e Italianos“, de Alain Ughetto, com coprodução da Ocidental Filmes.
Conforme anunciado anteriormente, a cineasta alemã Margarethe von Trotta será homenageada com o prémio de carreira, enquanto o palestiniano Elia Suleiman será homenageado com o prémio European Achievement in World Cinema. O realizador italiano March Bellocchio receberá o Prémio de Narrativa Inovadora pela sua minissérie “Esterno Note”.
Os vencedores das principais categorias serão conhecidos numa cerimónia que irá decorrer a 10 de dezembro, na cidade islandesa de Reiquiavique. Os das categorias técnicas serão anunciados no próximo dia 23 de novembro.
MELHOR FILME
– “Alcarràs”, de Carla Simón
– “Close”, de Lukas Dhont
– “Corsage – Espírito Inquieto”, de Marie Kreutzer
– “Holy Spider”, de Ali Abbasi
– “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund
MELHOR REALIZADOR
– Lukas Dhont, por “Close”
– MAire Kreutzer, por “Corsage – Espírito Inquieto”
– Jerzy Skolimowski, por “Eo”
– Ali Abbasi, por “Holy Spider“
– Alice Diop, por “Saint Omer”
– Ruben Östlund, por “Triângulo da Tristeza“
MELHOR ATRIZ
– Vicky Krieps por “Corsage- Espírito Inquieto”
– Zar Amir Ebrahimi por “Holy Spider“
– Léa Seydoux por “Uma Bela Manhã”
– Penélope Cruz por “Mães Paralelas“
– Meltem Kaptan por “Rabiye Kurnaz vs George W. Bush”
MELHOR ATOR
– Paul Mescal por “Aftersun”
– Eden Dambrine por “Close”
– Elliott Crosset Hove por “Godland”
– Pierfrancesco Favino por “Nostalgia”
– Zlatko Burić por “Triângulo da Tristeza“
MELHOR ARGUMENTO
– Carla Simón & Arnau Vilaró, por “Alcarràs”
– Kenneth Branagh, por “Belfast”
– Lukas Dhont & Angelo Tijssens, por “Close”
– Ali Abbasi & Afshin Kamran Bahrami, por “Holy Spider“
– Ruben Östlund, por “Triângulo da Tristeza“
MELHOR COMÉDIA
– “Cop Secret”, de Hannes Þór Halldórsson
– “La Fracture”, de Catherine Corsini
– “O Bom Patrão”, de Fernando León De Aranoa
MELHOR ANIMAÇÃO
– “Little Nicholas – Happy As Can Be”, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre
– “My Love Affair with Marriage”, de Signe Baumane
– “Les Voisins de Mes Voisins”, de Anne-Laure Daffis, Léo Marchand
– “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto
– “Oink” (Knor)”, de Mascha Halberstad
MELHOR DOCUMENTÁRIO
– “A House Made of Splinters”, de Simon Lereng Wilmont
– “Girl Gang”, de Susanne Regina Meures
– “Mariupolis 2”, de Mantas Kvedaravicius
– “The Balcony Movie”, de Paweł Łoziński
– “Marcia Su Roma”, de Mark Cousins
PRÉMIO FIPRESCI
– “107 Mothers”, de Peter Kerekes
– “Dalva”, de Emmanuelle Nicot
– “Other People”, de Aleksandra Terpińska
– “Pamfir”, de Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk
– “Piccolo Corpo”, de Laura Samani
– “Sonne”, de Kurdwin Ayub
MELHOR CURTA-METRAGEM
– “Granny’s Sexual Life”, de Urska Djukic e Emilie Pigeard
– “Ice Merchants”, de João Gonzalez
– “Love, Dad”, de Diana Cam Van Nguyen
– “Techno, Mama”, de Saulius Baradinskas
– “Will My Parents Come To See Me”, de Mo Harawe