Num ano marcado pelo tema da Liberdade, terminou neste domingo, 28 de janeiro, o 8º IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, uma edição que decorreu no renovado icónico espaço portuense Batalha Centro de Cinema.
Na cerimónia de encerramento foram anunciados os vencedores dos prémios atribuídos pelo festival, com destaque para a animação “O Nosso Uniforme“, uma curta-metragem iraniana realizada por Yegane Moghaddam, vencedora do Grande Prémio da Competição Internacional. Nomeada para os Óscares 2024, a curta conta a história de uma menina iraniana que revela as suas memórias escolares nas rugas e nos tecidos do seu antigo uniforme.

Para o júri, trata-se de “um filme que teve um impacto imediato em nós assim que o vimos – pela urgência do tema e pela forma tanto narrativa como visual como nos é contada a história, como esta nos é dada a ver, pensar e sentir. Um filme sobre como a repressão pode ser e é operada através da educação e dos uniformes a que nos obrigam. Aos gritos de revolta das meninas e mulheres iranianas, juntamos o nosso grito de solidariedade e liberdade.”
Na mesma secção competitiva, foi atribuída uma Menção Honrosa à curta de ficção canadiana “O Verão de 2000“, de Virginie Nolin e Laurence Olivier, descrita pelo júri como “um filme sensível e mordaz que fala sobre iniciação sexual e consentimento – temas que merecem a nossa contínua atenção e debate.”

O júri da Universidade do Porto atribuiu o Prémio Impacto ao filme “Morte ao Biquíni“, curta canadiana de Justine Gauthier, e uma Menção honrosa a outra produção canadiana, “Um Caranguejo na Piscina”, realizada por Alexandra Myotte e Jean-Sébastien Hamel.
E como o IndieJúnior é uma festa de cinema para todos, em cada sessão o público é chamado a participar com o seu voto para determinar o vencedor do Prémio do Público para Melhor Filme, que nesta edição foi parar às mãos de Lena von Döhren e Eva Rust, realizadores da animação suíça “A Poça da Maré“.