Conhecidas as 49 longas-metragens selecionadas para os Prémios Europeus de Cinema

Diamantino Filme foi selecionadado para os Prémios Europeus de Cinema

A Academia Europeia de Cinema (EFA) divulgou a lista das 49 longas-metragens que foram selecionadas para os Prémios Europeus de Cinema (European Film Awards), em representação de 35 países, ilustrando mais uma vez a grande diversidade do cinema europeu.

Entre os recomendados a uma nomeação encontra-se o filme “Diamantino”, uma realização conjunta de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, que venceu o Grande Prémio da Semana da Crítica, no Festival de Cannes 2018.

A história acompanha Diamantino (Carloto Cotta ), ícone absoluto do futebol, que é capaz de fintar as melhores defesas. Mas no jogo mais importante da sua vida, o seu génio deixa de funcionar. É o fim da carreira e a estrela cadente procura um significado para a sua vida. Começa então uma louca odisseia, onde se confrontarão neofascismo, crise de migrantes, tráficos genéticos malucos e uma desenfreada busca pela perfeição.

Na lista constam títulos como “Borg vs. McEnroe”, de Janus Metz, “Guerra Fria – Cold War“, de Pawel Pawlikowski, “Paddington 2“, de Paul King, “O Capitão“, de Robert Schwentke, “The Guilty”, de Gustav Möller, “The House That Jack Built“, de Lars von Trier ou ” Touch Me Not”, de Adina Pintilie.

Nas próximas semanas, os mais de 3.500 membros da EFA irão votar nas nomeações para Melhor Filme Europeu, Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Actriz e Melhor Argumentista. As indicações serão anunciadas no dia 10 de novembro, no Festival de Cinema Europeu de Sevilha, em Espanha. Um júri composto por 8 membros será responsável por escolher os vencedores nas categorias técnicas.

A cerimónia de entrega de prémios irá ter lugar no dia 15 de Dezembro, em Sevilha. Confira no site oficial todos os títulos selecionados.

Artigos relacionados