“Contos de um Verão Negro”: Raiva e perversão nos subúrbios de Roma

Estreia do filme Contos de um Verão Negro

Depois de “La Terra Dell’Abbastanza” (2018), os irmão italianos Damiano e Fabio D’Innocenzo estão de volta com “Contos de um Verão Negro” (Favolacce), um drama com uma história bem escrita, bem pensada e bem contada, que valeu o Urso de Prata de Melhor Argumento no Festival de Berlim em 2020.

As vidas de famílias disfuncionais são reunidas numa peça de moralidade sombria sob o calor sufocante do verão, numa atmosfera surreal de raiva e perversão que atinge uma área residencial estéril nos subúrbios de Roma. Muitas famílias vivem neste sítio, sem pertencerem a lado nenhum. Há uma misteriosa sensação de desconforto que pode explodir a qualquer momento.

No que parece um filme sobre rivalidade familiar, em que pais competem entre si, constantemente frustrados por não serem de um subúrbio melhor, e do estilo de vida da classe média que esperariam ter, estar muito longe dos seus horizontes, a história toma um rumo estranho, com os patéticos e raivosos adultos a passarem para segundo plano, à medida que entram em cena os seus filhos, que acabam por ser os verdadeiros protagonistas da onda de choque que leva toda a residência ao colapso.

Um narrador incerto, guia-nos de modo doce e sarcástico, através deste negro conto de fadas. Uma história sobre mulheres e homens que vêem as suas esperanças e sonhos a caírem cedo demais. Uma visão mais crua e naturalista dos valores familiares, da infância e da educação.

Esta nova visão do cinema italiano apresenta no elenco principal Elio Germano, Tommaso Di Cola, Giulietta Rebeggiani, Gabriel Montesi, Justin Korovkin, Barbara Chichiarelli, Lino Musella, Ileana D’Ambra, Max Malatesta, entre outros.

“Contos de um Verão Negro” é um filme a não perder. A estreia nas salas nacionais é já nesta quinta-feira, 5 de agosto, com distribuição da Risi Film e apoio do Istituto Italiano di Cultura di Lisbona.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados