“Coronavírus”: Festival de Cannes será cancelado se situação não melhorar

"Coronavírus": Festival de Cannes será cancelado se situação não melhorar até abril

Está em risco a realização de um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, o Festival de Cannes. Apesar de estar previsto para 12 a 23 de maio, a organização anunciou que se a situação atual do novo coronavírus (Covid-19) não melhorar até ao próximo mês, o festival será cancelado.

“Mantemo-nos razoavelmente optimistas, na esperança de que se atinja o pico da epidemia no final de março e de que respiremos um pouco melhor em abril. Mas não estamos desatentos – se isto não acontecer, cancelamos”, disse Pierre Lescure, o presidente do festival, numa entrevista ao jornal francês Le Figaro.

Segundo a Variety, caso a edição venha a ser cancelada, Lescure referiu que o Festival de Cannes dispõe de um fundo com “reservas” que permitirá à organização sobreviver “pelo menos um ano sem receitas”.

Até notícias em contrário, a conferência de imprensa para anunciar a seleção de filmes em competição para a Palma de Ouro, bem como para as restantes secções competitivas e fora de competição, continua marcada para 16 de abril.

Sendo o segundo país europeu mais afetado pelo coronavírus, a seguir à Itália, a França tem atualmente mais de 1600 casos e 30 mortos confirmados, o que levou o governo francês a proibir as atividades que impliquem a reunião de mil ou mais pessoas num mesmo recinto.

A medida já deu origem ao cancelamento do maior evento de séries de frança, o Séries Mania, que se devia realizar no final deste mês, no norte da cidade de Lille.

Artigos relacionados