Coronavírus: Monstra e Festa do Cinema Italiano adiados

Monstra e Festa Cinema Italiano adiados devido ao Coronavírus

A propagação do novo Coronavírus (COVID-19) é o principal responsável pela onda de adiamentos e até mesmo cancelamentos de vários eventos em muitos países, incluindo Portugal.

Em Lisboa, na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença do Coronavírus, e das orientações da Direção-geral da Saúde para diminuir a evolução epidemiológica, a Câmara Municipal tomou algumas medidas temporárias, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio, que levaram ao encerramento do Cinema São Jorge e de Teatros Municipais, como o São Luiz, LuCa e Teatro do Bairro Alto, no período entre 11 de março e 3 de abril.

Com estas medidas de segurança, muitos festivais e eventos foram adiados, cancelados definitivamente ou sofreram alterações na programação. Entre eles estão a Monstra – Festival de Animação de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano e o Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa.

No que diz respeito ao Guiões, que tinha início esta quarta-feira (11), a organização decidiu anular a sessão que estava prevista para as 15:00h no Cinema São Jorge e alterar uma boa parte da programação. No entanto, as sessões de 11 e 12 de março na Cinemateca Portuguesa, não sofreram alterações, local onde iré decorrer a cerimónia de entrega de prémios.

Com o encerramento da Universidade Lusófona, outras atividades paralelas foram deslocadas para a Sala Rainha D. Amélia do Hotel Dom Carlos Park, mantendo-se as datas e os horários inicialmente anunciados, mas com restrições ao número de participantes.

“Por vezes temos de conseguir saber lidar com situações imprevistas e, para não sermos forçados a cancelar o total das actividades do festival, esta solução foi a melhor que conseguimos encontrar no tempo disponível e que nos permita minimizar os prejuízos de todas as pessoas interessadas/afectadas. Agradecemos a vossa melhor compreensão e lamentamos por qualquer inconveniência”, lê-se no comunicado da organização publicado no Facebook.

Também através da página oficial do Facebook, a organização da 20ª edição do Monstra, inicialmente agendado para decorrer entre 18 e 29 de março, publicou uma imagem com a decisão do adiamento do festival, para datas e locais a anunciar, com a mensagem; “Fiquem atentos! Continuaremos a fazer tudo para vos trazer um grande festival.”

A Festa do Cinema Italiano também é uma das vítimas das medidas preventivas contra o Covid-19, pelo que a Il Sorpasso, entidade organizadora, anunciou que a 13ª edição já não se irá realizar na data que estava prevista, 1 de abril. O comunicado, publicado no Facebook, refere que: “Sendo um evento que recebe milhares de pessoas e devido ao aumento da gravidade da situação em Itália e em Portugal, a organização considera que não estão reunidas as condições para a sua realização e para o bem de todos.

A Il Sorpasso mostra ainda a sua solidariedade com os acontecimentos verificados em Itália, Portugal e no resto do mundo, anunciando que brevemente irá agendar novas datas para Lisboa, Porto, Almada, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Coimbra, Viseu, Beja, Tomar, Évora, Caldas da Rainha e Loulé.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *