Crime + Investigation estreia o documentário “A Mãe de Jonbenét: Vítima ou Culpada”

Crime + Investigation estreia A Mãe de Jonbenét: Vítima ou Culpada

JonBenét Ramsey, a rainha da beleza infantil, foi assassinada no dia de Natal de 1996, mas a sua morte continua a ser um mistério. E para assinalar os 25 anos de um dos mais mediáticos homicídios da história dos Estados Unidos da América, ainda por resolver, o canal Crime + Investigation estreia estreia em exclusivo na noite de 25 de dezembro, pelas 22:30h, o documentário especial “A Mãe de JonBenét: Vítima ou Culpada”.

O especial mergulha na história de Patsey Ramsey, mãe de uma das vítimas mais reconhecidas pelo público norteamericano, JonBenét Ramsey, na tentativa de compreender a mulher, esposa e mãe acusada por tantos como assassina da própria filha.

Na manhã do fatídico Natal de 1996, Patsey Ramsey depara-se com um críptico pedido de resgate aquando ia acordar a filha mais nova, JonBenét. Rapidamente, a mãe de dois, chama o seu marido, John Ramsey, e posteriormente, o casal entra em contacto com as autoridades. No dia seguinte, John encontra a sua filha morta na cave. Após a autópsia, as autoridades declaram que a causa de morte da menina de 6 anos foi asfixia, associada a traumatismo craniano, sendo que também são encontrados indícios de abuso sexual.

Patsey e John são suspeitos no assassinato da filha, mas nunca são reunidas provas suficientes para proceder a uma acusação formal. O caso é altamente mediatizado e Patsey vê se no centro das acusações da opinião pública, que a criticam agressivamente por obrigar a filha de 6 anos a participar em concursos de beleza. Em 2010, novas tecnologias forenses permitem identificar nas unhas da criança ADN masculino de origem desconhecida.

Anos depois, em 2016, é identificado ADN pertencente a duas pessoas desconhecidas, uma de sexo masculina e a outra de sexo feminino. Finalmente, em 2019, o caso parece dar-se por concluído, quando é entregue às autoridades uma carta escrita por Gary Oliva – um predador sexual já condenado por posse de pornografia infantil – onde este confessa o assassinato acidental da pequena JonBenét.

No entanto, inúmeras especulações sobre o que realmente levou à morte da criança continuam a surgir, dadas as inúmeras pistas contraditórias e o estranho comportamento da família após a perda de JonBenét. Para muitos, Patsey é parte do crime, ou como cúmplice ou como assassina, mas existem ainda aqueles que vêm apenas uma mãe em sofrimento.

Através de relatos de pessoas que nunca falaram publicamente e da análise de provas, através das lentes da moderna tecnologia forense, o canal traz um novo olhar sobre este crime. O Crime + Investigation procura dar resposta à pergunta-chave há muito lançada pelos media: é Patsey Ramsey vítima ou culpada?

Artigos relacionados