“Crónica dos Bons Malandros”: Série estreia esta noite na RTP1

Série Crónica dos Bons Malandros estreia na RTP1

36 anos depois de ter sido adaptado ao grande ecrã, o livro de Mário Zambujal, “Crónica dos Bons Malandros“, serviu de inspiração a Jorge Paixão da Costa para realizar uma nova série de comédia. E a estreia é já esta quarta-feira, 2 de dezembro, às 21:00h, na RTP1.

Produzida pela Ukbar Filmes e Moonshot Pictures, a série conta com um argumento assinado por Mário Botequilha, que aproveitou algumas dicas sobre as personagens fornecidas por Zambujal que, aos 84 anos, acompanhou de perto o projeto.

A “Crónica dos Bons Malandros” terá oito episódios e conta no elenco com atores bem conhecidos da ficção nacional, nomeadamente Marco Delgado, Maria João Bastos, Rui Unas, Joana Pais de Brito, Manuel Marques, Adriano Carvalho e José Raposo, que interpretam os protagonista da história, um bando de ladrões.

Imagem da série Crónica dos Bons Malandros

A trama está ambientada na Lisboa dos anos 80 do século XX e acompanha um grupo de sete larápios que se dedicam a fazer assaltos à escala pequena, até receberem uma encomenda para assaltarem o Museu Gulbenkian e roubarem uma coleção de 15 joias de René Lalique. Percebem que o plano é ousado e arriscado, mas é a grande oportunidade de realizarem o roubo do século.

Reúnem-se e traçam um plano que passa por almoçar num restaurante e depois, em plena luz do dia, irem até à bilheteira e entrar no museu. Um deles irá sentado numa cadeira de rodas com um enxame de abelhas escondido. Já dentro da sala de exposições, soltam os insetos para afastarem turistas e seguranças, conseguindo assim roubar as peças.

À primeira vista o plano parece simples e de fácil execução, mas com tantos disparates pelo meio, a coisa não irá correr bem para os bons malandros.

Os episódios de a “Crónica dos Bons Malandros” são emitidos todas as quartas-feiras, sempre às 21:00h, na RTP1, e também podem ser vistos na RTP Play.

Artigos relacionados