“De Olhos Bem Fechados” regressa aos cinemas numa cópia digital restaurada

De Olhos Bem Fechados regressa aos cinemas

“De Olhos Bem Fechados” (Eyes Wide Shut), um drama adulto sexualmente provocante e o melhor de todos os filmes do realizador Stanley Kubrick, protagonizado pelo preeminente casal de Hollywood, Tom Cruise (Missão: Impossível – Fallout) e Nicole Kidman (O Pintassilgo), vai regressar às salas portuguesas numa cópia digital restaurada, vinte anos depois da sua estreia nos cinemas.

O filme vai ser exibido no Espaço Nimas, em Lisboa, às 21:15h, nos dias 2 e 14 de dezembro, no Teatro Rivoli (Porto), no dia 5 de dezembro, às 18:15h e 21:30h, e no dia 13 de janeiro de 2020, às 21:30h, no Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra) e Theatro Circo (Braga).

O filme é inspirado no romance do austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931), “História de Um Sonho” (Traumnovelle), com os eventos transferidos para um cenário da cidade de Nova Iorque nos anos 90, com a história a acompanhar o Dr. Bill Harford (Cruise) e a sua esposa Alice (Kidman), um casal jovem, rico e aparentemente feliz.

Depois de uma festa, Alice, embriagada, confessa ao marido ter tido intensas fantasias eróticas sobre outro homem. Perturbado, Bill vagueia pelas ruas da cidade e encontra um velho amigo que lhe oferece um vislumbre tentador de um submundo sexual obscuro numa luxuosa mansão, na qual é obrigatório usar uma máscara, e, finalmente, o levam a testemunhar a encenação de rituais orgiasticos solenes e inquietantes.

As filmagens começaram em novembro de 1996 e terminaram apenas em junho de 1998, devido ao perfeccionismo de Kubrick. Após terminar as filmagens, Kubrick entrou num longo processo de pós-produção, e só em Março de 1999 é que mostrou a versão final do filme para os executivos da Warner Bros. Pictures. Seis dias depois o cineasta morreu, não chegando a assistir à estreia.

Artigos relacionados