Na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, estreia nos cinemas portugueses o filme “Debaixo das Figueiras” (Sous les Figues), um drama da cineasta franco-tunisina Erige Sehiri, que em apenas um dia de trabalho na apanha de figos conta a história da vida.
Escolhido como representante da Tunísia ao Óscar de Melhor Filme Internacional 2022 e com um elenco de atores não profissionais, a história apresenta como a nova geração de mulheres tunisinas quer escapar da herança da geração anterior de mulheres, do patriarcado e dos seus limites.
O filme acompanha um grupo de trabalhadores sazonais durante um dia de trabalho na colheita de figos numa herdade em Tunes, desde que são transportados pela entidade patronal até ao regresso a casa ao anoitecer, um dia em que esses trabalhadores, através de diálogos casuais e pequenas brigas sentimentais, vão-se deixando descobrir.
Naqueles dias, debaixo das figueiras, várias raparigas vão criando laços à medida que discutem sobre o que significa para si o amor, o casamento e a família. E, enquanto algumas vão namoriscando com os rapazes à volta, outras revelam a sua insatisfação em relação às limitações das suas vidas numa sociedade que é, ainda hoje, marcadamente patriarcal.
Sob o testemunho das figueira, desenvolvem novos sentimentos, discutem, encontram-se e fogem de ligações mais profundas, enquanto tentam compreender-se, tornando o pomar num palco de emoções, onde os sonhos e esperanças de cada um deles estão representados.
“Debaixo das Figueiras” chega às salas nacionais através da distribuidora Nitrato Filmes. Assista ao traler legendado: