“Decisão de Partir” e mais quatro filmes de Park Chan-wook para ver nos cinemas portugueses

A Alambique Filmes vai lançar nos cinemas portugueses quatro filmes do cineasta sul-coreano Park Chan-wook e ainda o seu mais recente trabalho que lhe valeu o prémio de Melhor Realizador na última edição do Festival de Cannes, o drama “Decisão de Partir” (Decision to Leave), filme que será exibido em antestreia nacional no Lisbon & Sintra Film Festival, antes de chegar a 1 de Dezembro às salas de cinema nacionais.

Para marcar a estreia do seu último filme, chegam também aos cinemas 3 filmes inéditos comercialmente e uma reposição do realizador coreano, sob a marca Cinema BOLD. Os quatro filmes estarão em exibição no Cinema Fernando Lopes em Lisboa, na Casa do Cinema em Coimbra e na plataforma Filmin Portugal, a partir de 17 de Novembro.

Figura de proa do renascimento do cinema coreano contemporâneo, reconhecido pelos seus recursos visuais explosivos e narrativas dinâmicas, Park Chan-wook é um dos cineastas mais surpreendentes da nossa época.

Filme “Decisão de Partir”

Depois de, em 2000, se afirmar como um dos principais realizadores coreanos com “Joint Security Area”, uma longa-metragem aclamada pelo público e pela crítica, Park Chan-wook tornou-se um autor global e continuou a receber aclamação mundial pelos seus novos filmes, incluindo a sua estreia em Hollywood com “A Criada” (2016). Ao fim de seis anos, o cineasta regressa com “Decisão de Partir”, um misto de drama policial, romance e humor inesperado.

“Um homem cai do pico de uma montanha e morre. O detective responsável, Hae-joon, conhece Seo-rae a mulher do falecido. A morte do marido não parece perturbá-la. Face ao comportamento tão atípico de um familiar enlutado, a polícia considera-a suspeita. Hae-joon interroga Seo-rae e decide vigiá-la. Mas à medida que a vai observando, sente-se cada vez mais interessado nela. Entretanto, a misteriosa Seo-rae, apesar de ser suspeita do crime, é bastante directa com Hae-joon. Uma suspeita que esconde os seus verdadeiros sentimentos. Um detective que desconfia de uma suspeita por quem sente desejo. A sua Decisão de Partir”, diz a sinopse oficial do filme.

Filme “Vingança Planeada”

Já as exibições inéditas nas salas de cinema nacionais incluem “Em Nome da Vingança” (2002), que conta a história de Ryu, um surdo que é enganado enquanto procura um órgão para a irmã, que precisa de um transplante urgente. Juntamente com a sua namorada, ele planeia raptar a filha do seu chefe, mas a tragédia acontece – agora é hora da vingança; “Vingança Planeada (2005)”, um filme que segue a bela Geum-ja, que foi aprisionada quando tinha apenas 20 anos. Assim que é libertada da prisão por ser uma “prisioneira modelo”, ela inicia o seu plano de vingança que tem vindo a planear nos últimos 13 anos; e “Eu Sou um Ciborgue, Mas Não Faz Mal“, que decorre no hospital psiquiátrico New World, onde se encontram Young-goon que acredita ser um ciborgue, e II-soon, que pensa conseguir roubar o que quer que seja.

Por fim temos em reposição nos cinemas o filme “Thirst – Este é o Meu Sangue“, com uma história que gira em torno de um padre católico que participa numa experiência médica falhada e torna-se um vampiro. Ele luta contra a sua sede de sangue até conhecer Tae-ju, a mulher de um amigo seu.

Assista ao trailer legendado de “Decisão de Partir” e, se puder, vá ao cinemas ver estas magníficas obras de Park Chan-wook.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados