“Delicioso”: A história do primeiro restaurante do mundo. 19 de maio nos cinemas

A história real do primeiro restaurante do mundo é contada no filme “Delicioso” (Délicieux), uma comédia dramática realizada por Éric Besnard, uma produção ambientada na França do século XVIII, protagonizada por Grégory Gadebois, Isabelle Carré, Benjamin Lavernhe e Guillaume de Tonquédec.

O filme leva-nos até ao ano de 1789, na alvorada da Revolução Francesa, onde o prestígio de uma casa nobre depende sobretudo da qualidade do que é servido na sua mesa. E nesse contexto, Pierre Manceron (Gadebois), um cozinheiro ousado mas orgulhoso, é humilhado e despedido pelo seu amo, o Duque de Chamfort (Lavernhe). Ao perder o gosto pela cozinha, decide regressar ao campo.

Conhece então Louise (Carré), uma mulher surpreendente que deseja aprender a arte culinária a seu lado, devolvendo-lhe a confiança e ajudando-o a libertar-se da sua condição de servo, para levar a cabo a sua própria revolução. Juntos inventam um local de prazer e partilha, aberto a todas as pessoas: o primeiro restaurante. Uma ideia que os fará ganhar clientes… e inimigos.

“Delicioso” pode ser visto nos cinemas portugueses a partir desta quinta-feira, 19 de maio. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados