“Depois do Caos”: RTP2 estreia a série documental sobre a engenharia do pós-guerra

A partir desta quarta-feira, 31 de agosto, a RTP2 estreia “Depois do Caos” (Après le Chaos), uma série documental sobre a engenharia do pós-guerra, escrita e realizada por Quentin Domart, que mostra como quatro cidades conseguiram reconstruir-se após tanto caos.

Para esta série, de quatro episódios de aproximadamente 52 minutos, Domart escolheu Le Havre, Varsóvia, Londres e Berlim, as quatro cidades europeias duramente atingidas pela destruição.

Le Havre: Cidade Simbólica

O dia 8 de maio de 1945 marca o fim do conflito mais destrutivo que a Europa conheceu. Muitas cidades ficaram desfiguradas. Entre destruições de guerra e esforços de reconstrução, esta série recorda o destino daquelas quatro cidades emblemáticas que foram arrasadas por bombardeios intensivos e se reinventaram em tempo recorde.

Milhões de civis acabavam de viver o inferno dos bombardeamentos aéreos. Depois do caos, estas cidades iriam renascer das cinzas. Objeto da criatividade dos arquitetos e urbanistas mais famosos foram limpas, cuidadas e reinventadas. Mas como será a rotina de um povo que perdeu tudo? Como se poderá dar vida e reinvestir numa cidade morta? Que técnicas de construção foram usadas?

Londres: Cidade Mutante

Com recurso a filmes e arquivos fotográficos muitas vezes inéditos, e através de efeitos visuais de “composição gráfica”, voltamos no tempo para descobrir a arte da reconstrução do pós-guerra, que se tornou numa grande lição de história e planeamento urbano.

O episódio de estreia é “Le Havre: Cidade Simbólica”, a cidade francesa que se tornou no símbolo quer do horror dos bombardeamentos, quer da esperança na reconstrução. Após ter sofrido mais de uma centena de ataques britânicos, o seu centro antigo foi apagado do mapa em apenas dois dias. Mas um dos maiores arquitetos franceses, Auguste Perret, fez surgir uma cidade nova, moderna e concetual.

No dia 1 de setembro, o mesmo horário, a RTP2 o segundo episódio intitulado ” Varsóvia: Cidade Fenix“. Na semana seguinte chegam os episódios “Londres: Cidade Mutante” e “Berlim“.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados