“Descerrando os Punhos”: Trailer legendado do sombrio drama de Kira Kovalenko

A Legendmain Filmes divulgou o trailer legendado de “Descerrando os Punhos” (Unclenching the Fists), um drama sombrio e provocativo da realizadora Kira Kovalenko, filme que venceu o prémio “Un Certain Regard” do Festival de Cannes 2021 e que foi escolhido como candidato pela Rússia como candidato uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional, mas que acabou por ficar de fora dos 15 pré-selecionados.

Exibido em antestreia nacional no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, esta segunda longa-metragem de Kovalenko é ao mesmo tempo um conto masculino reprimido de desejo e bestialidade, mas também um conto intransigente de resistência feminina, que se passa em Mizur, uma antiga cidade mineira do alto das montanhas da Ossétia do Norte, muito perto do local do terrível ataque à escola de Beslan em 2004, levado a cabo por chechenos que exigiam a retirada da Rússia do seu país.

A protagonista é Milana Aguzarova, que interpreta Ada, uma das muitas vítimas do cerco escolar que durou três dias, que é mantida numa redoma sob o controlo excessivo do pai Zaur (Alik Karaev), um homem severo que valoriza a disciplina acima de tudo e não sente a diferença entre cuidado e superproteção. Akim (Soslan Aguzarova), o filho mais velho já fugiu para trabalhar em Rostov, e Dakko (Khetag Bibilov), o mais novo, ainda não decidiu o que quer da vida.

Já Ada, ainda a recuperar do trauma proveniente do ataque, está a planear ativamente a sua fuga para escapar ao domínio sufocante da família que ama tanto quanto rejeita, ainda que isso signifique casar com Tamik (Arsen Khetagurov), um rapaz fracassado, ou fugir de mota às costas do irmão mais velho, para começar a sua própria nova vida.

“Descerrando Os Punhos” está previsto chegar às salas de cinema portuguesas no dia 3 de fevereiro. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *