“Desperdício Desperdiçado”: Filme sobre o Freeganismo no videoclube Zero em Comportamento

Filme Desperdício Desperdicado no Zero em Comportamento

A partir desta sexta-feira, 4 de setembro,já pode assistir no videoclube Zero em Comportamento ao documentário português “Desperdício Desperdiçado” (Wasted Waste), filme do realizador Pedro Serra sobre o Freeganismo, um estilo de vida que boicota o capitalismo, rejeitando qualquer exploração animal e que procura, através do consumo limitado e consciente, minimizar o impacto da humanidade no planeta.

Este documentário é sobre estilos de vida individuais com repercussões conscientes no colectivo. Porque do ponto de vista da Natureza não existe desperdício. É a simbiose da vida. Um todo constituído de variáveis interdependentes, cada uma com sua causa e reação.

Segundo os dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 800 milhões de pessoas passam fome no nosso planeta. 3,6 milhões de kg de comida são desperdiçados diariamente em todo o mundo. 1/3 dos alimentos do planeta vai parar ao lixo, sendo que 198 mil hectares foram usados para produzir toda esta comida desperdiçada. 870 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas apenas com este desperdício.

Como estilo de vida alternativo, o Freeganismo faz-se através do consumo, limitado e consciente, de recursos, bem como através do reaproveitamento do desperdício. Não o fazem por necessidade, mas sim por acreditarem que a sociedade produz acima das suas necessidades, para dar continuidade a uma sociedade de consumo e de crescimento ilusório.

Como é hábito, o filme está disponível por 3€, durante 72 horas, através do link no videoclube Zero em Comportamento, onde já constam mais de 100 títulos, entre curtas e longas metragens.

 

 

Artigos relacionados