Esta quinta-feira, 4 de maio, data em que se assinala o “Dia de Star Wars“, o Canal História associa-se às celebrações com a estreia da série documental “Star Wars: A Saga que mudou a História”, um relato inédito da saga espacial que mudou o cinema para sempre, repleto de entrevistas com o elenco e equipa técnica.
A partir das 20:00h, o canal junta-se aos fãs da saga criada por George Lucas, concebida desde o início como “a trilogia”, uma banda sonora espetacular que se tornou um símbolo de toda uma galáxia e uma filmagem difícil por muitas razões, entre elas, o orçamento apertado.
A série é composta por seis episódios de sessenta minutos, e nos dois primeiros, “Uma Nova Esperança I” (20:00h) e “Uma Nova Esperança II” (20:45h), ficamos a saber que “A Guerra das Estrelas”, filme que alterou o curso da história do cinema, foi uma produção tumultuosa que quase matou o seu criador, George Lucas, seguindo-se uma não menos exigente pós-produção e efeitos especiais, onde um grupo desalinhado de cineastas deu um novo significado à expressão “corrigimos na pós-produção”.
Segundo o comunicado do canal, George Lucas, numa tentativa de romper com o sistema dos estúdios, arriscou tudo no autofinanciamento de “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca’. No terceiro episódio, “O Império Contra – Ataca”, às 21:30h, acompanhamos a emergência de um novo realizador, com Lucas concentrado nos negócios.
E como a saga “Star Wars” estava a sair cara a George Lucas, no episódio “O Regresso de Jedi”, que é emitido a partir das 22h15, percebe-se que, com a degradação do seu casamento, amizades e saúde, crescem as expectativas relativamente ao último capítulo da saga. Já “A Ameaça Fantasma” , às 23:05h, relata como, depois de mais de uma década de espera, “Star Wars” regressa com expectativas impossíveis. Conseguirá Lucas recriar a magia original com a nova trilogia sem a companheira, Marcia, a seu lado?
“O Ataque dos Clones / A Vingança dos Sith”, é o título do último episódio que começa a ser transmitido pelas 23:50h, em que iremos perceber que depois de “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” ter entusiasmado pouco os fãs, Lucas viveu um período muito difícil, pois tinha ainda dois filmes por fazer e estava com receio de perder a dedicação dos seus fervorosos apoiantes.