Discovery assinala Dia Mundial dos Oceanos com programação especial

Estreia no Discovery Especial Dia dos Oceanos

Celebra-se esta segunda-feira, 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos. Para assinalar a data, o Discovery Channel Portugal preparou uma programação especial com documentários que convidam a audiência a agir em prol da sobrevivência das nossas costas, mares e oceanos, e consciencializar para a contaminação dos oceanos e para as terríveis consequências desta poluição para a fauna e flora que os habitam.

Nas últimas semanas, as imagens da natureza a “invadir” as cidades vazias têm gerado um grande impacto na população mundial mas também mostraram os efeitos visíveis da redução drástica das atividades diárias de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo.

A Terra é comumente conhecida como Planeta Azul devido à alta percentagem de água aqui existente. No entanto, este tem sido um elemento bastante fustigado pela quantidade de plásticos que se acumula nos fundos, provocando um grave problema ambiental que afeta ecossistemas costeiros e oceânicos em todo o globo.

Fiel ao seu compromisso de conservação do planeta através de programas educacionais e de entretenimento, o Discovery vai transmitir, a partir das 20:00h, três novos programas cujos protagonistas são especialistas em biología marítima, ativistas ambientais e personalidades comprometidas com a luta pela salvação do planeta, nomeadamente o cofundador do Greenpeace, Paul Watson.

20:00h – “Deep Water”

Na primeira parte do programa, os espetadores serão levados até ao maior oceano do nosso planeta, o oceano Pacífico, e mais concretamente até à ilha da Nova Guiné, onde uma equipa de especialistas liderados por Mark Erdmann viaja até às profundezas para obter imagens espetaculares de um fundo marítimo nunca antes visto por humanos.

Na segunda parte, a Grande Barreira de Coral será a protagonista. Nesta zona pode-se observar o nascimento das espécies, peixes que nadam a grande velocidade, tartarugas marinhas que dão à costa para desovar e mais de 100 variedades de corais que aqui habitam.

22:00h – “Piratas Ecológicos: A História do Capitão Watson”

A história do Capitão Paul Watson, fundador do Sea Shepherd e cofundador do Greenpeace, que colocou a sua própria vida em risco numa incessante busca pela proteção dos oceanos e da vida marinha. Este programa único exibe entrevistas reveladoras com o Capitão Watson, imagens de arquivo dos dramáticos encontros do Sea Shepherd em alto mar para deter caçadores de focas em águas canadianas e de tubarões na américa central, e vídeos espetaculares na natureza subaquática.

23:50h – “The Story of Plastic”

Uma abordagem à temática da destruição do ambiente e dos abusos dos direitos humanos que ocorrem durante o ciclo de vida do plástico. Entrevistas com especialistas e ativistas na linha da frente da batalha revelam as desastrosas consequências das enchentes de produção e processamento do plástico, que asfixiam os ecossistemas e envenenam comunidades pelo mundo, contra o qual se está a erguer um movimento global como resposta.

Ao longo de uma hora e meia, este especial contará com entrevistas a especialistas e ativistas como é o caso de Tiza Mafira, diretora adjunta da Iniciativa de Política Climática e de Von Hernández, membro do movimento global Break Free From Plastic (BFFP). A mensagem sobre o plástico foi controlada durante décadas pelos produtores deste material, mas agora em ‘The Story of Plastic’ vão-se expor os danos ambientais e os abusos contra os direitos humanos durante o seu fabrico e ciclo de vida.

Artigos relacionados