“Divórcio à Iraniana”: Documentário de Kim Longinotto disponível na Zero em Comportamento

"Divórcio à Iraniana": Documentário de Kim Longinotto disponível na Zero em Comportamento

A Zero em Comportamento já tem disponível no seu videoclube, a partir desta sexta-feira, 19 de fevereiro, o documentário “Divórcio à Iraniana” (Divorce Iranian Style), filme realizado pela britânica Kim Longinotto, que aponta a sua câmara ao tribunal de divórcio em Teerão e deixa-o contar as suas histórias, sem fazer qualquer comentário.

Contrariando a imagem do Irão como um país de guerra, reféns e “fatwas” e mulheres iranianas como vítimas passivas de um sistema terrível, o filme é um olhar subtil e fascinante sobre a vida das mulheres num país que é pouco conhecido pela maioria de nós, mas sobre o qual temos muitos pré-conceitos.

O documentário acompanha seis mulheres que invocam o direito de se divorciarem, num país onde a lei favorece os maridos. Num registo alternadamente cómico e trágico, acompanhamos estas mulheres no seu esforço para chegar a um resultado favorável num meio de leis parciais, políticas administrativas contraditórias e severas restrições culturais.

Longinotto é uma das mais proeminentes documentaristas em actividade, sendo reconhecida internacionalmente pelos seus pungentes retratos e pelo seu sensível e apaixonante tratamento de tópicos difíceis.

Observando, reflectindo e contando as histórias de mulheres que desafiam convenções e lutam contra instituições, opressão e preconceitos, Longinotto documenta e revela as idiossincrasias e os costumes de sociedades oprimentes.

“Divórcio à Iraniana” está disponível por 3€, durante 72 horas, através deste link do Videoclube Zero em Comportamento.
https://videoclube.zeroemcomportamento.org/programs/divorce-iranian-style

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *