Divulgada a seleção oficial das competições Internacional e Experimental do Curtas Vila do Conde

Filmes das competicões do Curtas Vila do Conde

Foi divulgada a seleção oficial das competições Internacional e Experimental do Curtas Vila do Conde, uma edição com um novo formato, adaptado à nova realidade, no que a questões de saúde diz respeito, devido à pandemia do coronavírus.

Além da edição em sala, que volta a ter como espaços centrais o Teatro Municipal de Vila do Conde, o Auditório Municipal e a Solar, o evento promoverá um conjunto de iniciativas em formato online, alargando assim a sua área de acção e permitindo que o encontro entre o público e os cineastas possa acontecer de forma segura e próxima.

Previstas estão então a calendarização de sessões em formato VoD, numa parceria com a Shift72, assim como a realização de debates, entrevistas e masterclasses em ambiente virtual.

As duas competições da 28ª edição, que decorre entre 3 e 11 de outubro, terá 48 filmes em estreia nacional que, segundo a organização, “a partir dos lugares de intimidade, das uniões e divergências culturais, das divisões e encontros, nos ligam a diferentes comunidades, formas de estar e de pensar”.

A competição Internacional inclui documentários de dois dos mais interessantes cineasta da atualidade: “A Night at The Opera”, do ucraniano Sergei Loznitsa e “Hidden”, do iraniano Jafar Panahi. Destaque ainda para “Bella”, da grega Thelyia Petraki, “Correspondencia”, de Carla Simón e Dominga Sotomayor, a produção espanhola “Diarios del Exilio”, de Irene Gutiérrez, e “Mi Piel, Luminosa”, da dupla Nicolás Pereda e Gabino Rodríguez, e ainda “Witness”, do multi-premiado realizador Ali Asgari.

Na Experimental encontram-se títulos interessantes como “The Giverny Document”, de Ja’Tovia M. Gary, “South”, de Morgan Quaintance, “Look Then Below”, de Ben Riverse, a coprodução luso-brasileira “Casa do Sol”, de Lúcia Prancha, e “Extraction: The Raft Of The Medusa”, de Salomé Lamas, uma coprodução entre Portugal, Suíça e Itália.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
– “A Night At The Opera”, Sergei Loznitsa
– “Bella”, Thelyia Petraki
– “Camille Sans Contact”, Paul Nouhet
– “Correspondencia”, Carla Simón e Dominga Sotomayor
– “Diarios del Exilio”, Irene Gutiérrez
– “Dustin”, Naïla Guiguet
– “Electric Swan”, Konstantina Kotzamani
– “Empty Places”, Geoffroy De Crécy
– “Filles Bleues, Peur Blanche”, Marie Jacotey e Lola Halifa-Legrand
– “Forastera”, Lucía Aleñar Iglesias
– “Hidden”, Jafar Panahi
– “Homeless Home”, Alberto Vázquez
– “How to Disappear, Total Refusal”, Robin Klengel, Leonhard Müllner, Michael Stumpf
– “L’effort Commercial”, Sarah Arnold
– “La Bobine 11004”, Mirabelle Fréville
– “Love Hurts”, Elsa Rysto
– “Mi Piel, Luminosa”, Nicolás Pereda e Gabino Rodríguez
– “Nina”, Hristo Simeonov
– “On Est Pas Près D’être Des Super Héros”, Lia Bertels
– “Os Olhos Na Mata e o Gosto Na Água”, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
– “Physique de la Tristesse”, Theodore Ushev
– “Pour Elsa”, Carmen Leroi
– “Rio”, Zhenia Kazankina
– “Something To Remember”, Niki Lindroth von Bahr
– “Souvenir Souvenir”, Bastien Dubois
– “Stump the Guesser”, Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson
– “Subject to Review”, Theo Anthony
– “The End Of Suffering (A Proposal)”, Jacqueline Lentzou
– “The Kites”, Seyed Payam Hosseini
– “The Unseen River”, Pham Ngoc Lân
– “Victor In Paradise”, Brendan McHugh
– “Waste No.4 New York, New York”, Jan Ijäs
– “Witness”, Ali Asgari

COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL
– “Aggregate States of Matters”, Rosa Barba
– “Autoficción”, Laida
– “Casa do Sol”, Lúcia Prancha
– “Cézanne”, Luke Fowler
– “Color-blind”, Ben Russell
– “Extraction: The Raft Of The Medusa”, Salomé Lamas, Portugal, Suíça, Itália, 2019, 2020, EXP, 10’43”
– “Jiíbie”, Laura Huertas Millán
– “Look Then Below”, Ben Rivers
– “Notes Imprints (On Love) Parts I”, Alexandra Cuesta
– “People on Sunday”, Tulapop Saenjaroen
– “Plática de una Flor”, Helena Estrela
– “South”, Morgan Quaintance
-“The Giverny Document (Single Channel)”, Ja’Tovia M. Gary
– “THORAX”, Siegfried A. Fruhauf
– “Una Película En Color”, Bruno Delgado Ramo

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *