DocLisboa: Festival terá seis blocos de programação entre outubro e março

Doclisboa 2020 foi reformulado

Num comunicado emitido esta quinta-feira (28) no site do DocLisboa, Joana Gusmão, Joana Sousa e Miguel Ribeiro, a nova direção do festival, anunciaram algumas das novidades sobre a 18ª edição, num formato que foi reformulada devido à pandemia da Covid-19.

“Propomo-nos a construir um festival que responda aos tempos mas que preserve o nosso modo de estar: o da partilha, o do questionamento, o de ver e pensar com o outro”, afirmam os novos diretores do DocLisboa, anunciando que “nesta edição excepcional, o festival abre-se a um novo formato e explorará a sua programação em seis momentos, entre outubro de 2020 a março de 2021”.

O primeiro momento do festival terá lugar de 22 de outubro a 1 de novembro. De novembro a março, será apresentada programação uma semana por mês, nas salas habituais, Cinema Ideal, Culturgest, São Jorge, que será acompanhada por um maior número de debates e conversas. O recém-lançado Nebulae, agregador de todas as actividades dedicadas à indústria, decorrerá exclusivamente em plataformas digitais.

O comunicado realça também que esta edição não será estruturada pelas secções e competições habituais, mas manterá “a pluralidade de olhares, linguagens e modos de pensar em cada momento”.

No comunicado, a direção deixou também um alerta: “A situação actual torna ainda mais evidentes as dificuldades e desafios de fazer e mostrar cinema em Portugal. A par de todas as restrições, deparamo-nos com uma política cultural e laboral insuficiente que não respeita condignamente os profissionais do sector. A nossa solidariedade é total e reiteramos que os filmes portugueses que exibiremos este ano no festival serão por si só, pelo facto de terem sido feitos, um acto de resistência”.

As inscrições de filmes para o festival ainda estão abertas até 30 de junho, assim como para o Nebulae, na categoria País Convidado, este ano dedicada à Géorgia. Já as inscrições para o Arché/RAW terminam no dia 1 de junho.

Artigos relacionados