Don Cheadle em negociações para protagonizar ‘Prince of Darkness’

Segundo a Variety, Don Cheadle está em negociações para produzir e protagonizar ‘Prince of Darkness’, um filme biográfico sobre Jeremiah G. Hamilton, que no século XIX se converteu no primeiro milionário negro de Wall Street.

O argumento é da autoria de Steven Baigelman, adaptado da biografia “Prince of Darkness: The Untold Story of Jeremiah G. Hamilton, Wall Street’s First Black Millionaire”, escrita pelo historiador Shane White, publicada em 2015.

A vida de Hamilton foi um turbilhão. Segundo as crónicas, a sua carreira começou em 1828, no Haiti, a traficar dinheiro falso, sendo condenado à morte pelas autoridades locais, que colocaram a sua cabeça a prémio. Porém, em 1833, desembarcou em Nova Iorque como um homem de negócios, fazendo de tudo: emprestou dinheiro a juros, atuou na área de seguros, negociou navios, comprou terras, arriscou-se na imprensa e tornou-se o primeiro negro a atuar em Wall Street, o centro nervoso do mundo financeiro norte-americano. Devido aos seus métodos pouco ortodoxos e pela sua cor, foi alvo de ódio, desprezo e discriminação, mas também de admiração. Foi apelidado de ‘Prince of Darkness’ (Príncipe da Escuridão), mas haviam alguns que lhe chamavam, de modo ofensivo, Crioulo Hamilton.

Quando morreu, em maio de 1875, detinha uma fortuna calculada em US$ 2 milhões, que nos dias de hoje correspondiam a cerca de 300 milhões de dólares, sendo naquela época o homem de cor mais rico dos EUA.

Cheadle é conhecido por interpretar o coronel James Rhodes nos últimos dois filmes da franquia ‘Homem de Ferro’, personagem que repetiu em ‘Vingadores: A Era de Ultron’ e ‘Capitão América: Guerra Civil‘. Interpretou recentemente o trompetista e compositor de jazz norte-americano Miles Davis, na cinebiografia ‘Miles Ahead’.

Artigos relacionados