“Donbass”: Filme de Sergei Loznitsa sobre o conflito na Ucrânia

Estreado em 2018 no Festival de Cannes, onde venceu o prémio para o Melhor Realizador na secção Un Certain Regard, “Donbass“, filme do realizador ucraniano Sergei Loznitsa, que tendo em conta a sua temática, ganhou uma relevância internacional desde que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro.  E daí também a sua estreia nos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, dia 9 de junho.

O filme, que consegue um balanço estético entre o documentário e a ficção, narra em 12 episódios a vida nos territórios ocupados do Donbass, uma zona de confronto entre as forças separatistas pró-russas, contra os que apoiam o governo de Kiev e a sua presença debilitada na disputada região, e faz um retrato brutal da situação que ali se vivia desde 2014.

Para nos contar tudo isto, Loznitsa recorreu a sequências de ficção, que refletem situações vividas por habitantes da região, muitas delas baseadas em vídeos reais, sem se mostrar obcecado em dizer a verdade sobre esse conflito, mas em mostrar as consequências dessa guerra, levando-nos a um mundo de pós-verdade em que a propaganda e a mentira tomaram conta de tudo, e em que o ódio se confunde com amor.

Essa guerra híbrida em Donbass, serviu de justificação para a invasão do governo de Putin, não só naquela região, mas em toda a Ucrânia. Eis a sinopse do filme:

“No Donbass, a guerra é chamada de paz, a propaganda é erguida como verdade e o ódio finge ser amor. Um périplo pelo Donbass é uma série de aventuras loucas, em que o grotesco e o trágico se misturam como a vida e a morte. Não é um conto sobre uma região, um país ou um sistema político, mas sim sobre um mundo perdido na pós-verdade e em identidades falsas. Diz-nos respeito a todos. Loznitsa mostra no filme situações e episódios que podem parecer absurdos e grotescos, mas que acontecem verdadeiramente.”

Além do prémio em Cannes, “Donbass” recebeu em 2019 três prémios da Academia de Cinema da Ucrânia (Melhor Realizador, Filme e Argumento), que o nomeou como representante da Ucrânia ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, agora denominado Melhor Filme Internacional.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados