“Donzela Guerreira”: Filme de Marta Pessoa disponível no videoclube Zero em Comportamento

Donzela Guerreira no videoclube Zero em Comportamento

Para assinalar o Dia Mundial do Livro, a Zero em Comportamento lançou esta sexta-feira (23) no seu videoclube o filme português “Donzela Guerreira“, uma produção da Três Vinténs, realizada por Marta Pessoa. O elenco principal inclui Dina Félix da Costa, Anabela Brígida e Joana Bárcia, entre outros.

Este filme ficciona o Portugal de meados do século XX. A partir da figura da “Donzela Guerreira”, Emília(Brígida), uma escritora, em Lisboa, no ano de 1959, o filme convoca vultos, lugares, situações, receios e ironias numa aproximação aos universos literários de Maria Judite de Carvalho e Irene Lisboa, escritoras da cidade e das personagens que nela habitam.

Guiados pela voz e olhar de Emília, entramos num jogo entre as imagens de arquivo da cidade e a efabulação pura. É uma Lisboa de ruas, jardins e casas onde habitam mulheres que olham para si próprias e umas para as outras, que ocupam os lugares que lhes destinam e o silêncio a que as votam. Por mote, a história de uma donzela que se veste de homem para ir guerrear.

No Videoclube Zero em Comportamento, o visionamento de qualquer conteúdo custa 3€, durante 72 horas, além de existirem opções de subscrição anual ou semestral. “Donzela Guerreira” está disponível neste link do videoclube.

 

Artigos relacionados