“Doutor Jivago”: A história da publicação do célebre romance estreia na RTP2

RTP2 estreia o documentário Doutor Jivago

Decerto conhece ou já ouviu falar do célebre romance “Doutor Jivago“, do escritor Boris Pasternak (1890-1960), Prémio Nobel de Literatura em 1958. E provavelmente também já assistiu à adaptação cinematográfica de 1965, protagonizada por Omar Sharif, ou a alguma das séries televisivas que se seguiram.

Mas será que conhece a incrível história da publicação do livro e a luta do autor contra as autoridades russas, a censura e a CIA durante a Guerra Fria? Então saiba que esse é o tema do documentário com o título original “Le Dossier Docteur Jivago: Je Vous Invite à Mon Exécution”, da realizadora Nino Kirtadze, que a RTP2 estreia esta terça-feira, 2 de março, às 23:30h.

Ao enviar manuscritos aos quatro cantos do mundo desta obra considerada “anti-soviética”, foi um ato de imensa rebelião que Pasternak cometeu. Esta viagem levará o telespectador de volta ao coração da Guerra Fria, quando a literatura tinha o poder de virar o mundo de cabeça para baixo e transformar-se numa arma política.

Com cerca de 52 minutos, o documentário de Kirtadze vai fazer-nos questionar a determinação que levou o autor a embarcar nesta aventura, sendo a eterna questão da arte e da liberdade que se coloca no filme, que também revela a jornada difícil deste grande romance russo que ainda hoje desperta acalorados debates na Rússia.

Artigos relacionados