“Dupla Revolução Russa”: “Funeral de Estado” e “Caros Camaradas!” para ver no TVCine Edition

Especial Revolução Russa nos Canais TVCine

A 25 de outubro de 1917, a Revolução de Outubro, também conhecida como a Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, conduziu à vitória do comunismo na Rússia. Para assinalar a data, os Canais TVCine apresentam um especial de programação que põe em perspetiva a natureza do regime soviético e o seu legado na história contemporânea.

No especial “Dupla Revolução Russa”, será exibido em primeira mão na televisão portuguesa o documentário “Funeral de Estado” (State Funeral) e o drama “Caros Camaradas!” (Dear Comrades!), uma sessão dupla a não perder nesta segunda-feira, 25 de outubro, a partir das 22:00h, em exclusivo no TVCine Edition.

Funeral de Estado

O especial arranca com “Funeral de Estado”, do aclamado realizador ucraniano Sergey Loznitsa, que debruça-se sobre a morte de Estaline em março de 1953. O documentário reúne horas de filmagens meticulosamente restauradas e nunca antes vistas do seu funeral. Milhares de pessoas assistiram àquela que foi descrita pelo jornal Pravda como “a Grande Despedida”, no culminar do culto à personalidade do ditador. Sem fazer uso da narração, o filme recria um espetáculo histórico monumental e revela os terríveis absurdos inerentes ao totalitarismo.

Logo de seguida, às 00:10h, chega “Caros Camaradas!”, com realização, produção e argumento do veterano Andrei Konchalovsky, um drama baseado em factos reais mantidos em segredo até aos anos 90. Vencedor do Prémio do Júri do 77.º Festival de Veneza, o filme desenrola-se em Novocherkassk, União Soviética, em 1962, e conta a história de Lyudmila, membro do comité da cidade e comunista leal até ao dia em que testemunha o fuzilamento de manifestantes em greve laboral por parte do Exército Soviético e de oficiais do KGB.

Caros Camaradas!

Durante este período de agitação, a sua filha desaparece. Para encontrá-la, Lyudmila deve confrontar os seus valores e visão política, e combater um sistema que persegue pessoas, bloqueia ruas e mente sobre os acontecimentos do massacre. Um filme impactante sobre uma página negra da história soviética, com Yuliya Vysotskaya, Vladislav Komarov, Andrey Gusev, Yuliya Burova e Sergei Erlish.

Após a estreia, os dois filmes ficarão disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

Artigos relacionados