“Edith” é o título do novo filme biográfico sobre a icónica cantora francesa Édith Piaf (1915-1963), que está a ser desenvolvido numa parceria entre a Warner Music Entertainment, a produtora Serively Happy e as executoras do espólio de Piaf, Catherine Glavas e Christie Laume.
O biopic animado de 90 minutos decorrerá nas cidades de Paris e Nova Iorque e abrangerá a curta vida da artista, das décadas de 1920 a 1960. A voz e a imagem de Édith Piaf serão recriadas através do uso de Inteligência Artificial (IA).
Segundo a Variety, a IA foi treinada com centenas de clipes e gravações de arquivo de Piaf, alguns deles com mais de 80 anos, e também apresentará uma série de canções icónicas de Piaf, incluindo “La Vie en Rose” e “Non, Je Ne Regrette Rien”.
O filme é baseado numa ideia de Julie Veille, que já escreveu e dirigiu filmes sobre Sting, Stevie Wonder e Diana Ross. Em comunicado, o cineasta disse o filme foi criado para transmitir às gerações mais novas a grandeza de Piaf, que é tão relevante agora quanto era naquela época, recorrendo aos mais recentes avanços em animação e tecnologia com o objetivo de levar a sua história atemporal ao público de todas as idades.
A animação, escrita por Veille e Gilles Marliac, pretende oferecer uma visão moderna da vida de Edith Piaf, a sua história, imagens de arquivo, performances no palco e na televisão, imagens pessoais e entrevistas televisivas, para recuperar momentos significativos da vida da lendária artista.
A vida de Piaf foi retratada em vários filmes, sendo o mais famoso “La Vie en Rose”, um sucesso mundial lançado em 2007, com o qual Marion Cotillard ganhou o Óscar de Melhor Atriz pela sua atuação como Piaf.