A banda de rock norte-americana Devo, vai estar em destaque num novo documentário do realizador Chris Smith, um projeto que está a ser desenvolvido pela BMG, Fremantle Documentaries e a Warner Music Entertainment.
Este é o primeiro documentário autorizado sobre a banda, fundada em 1973 em Akron, no Ohio, que contou com a formação clássica de Mark e Bob Mothersbaugh, Gerald e Bob Casales e Alan Myers. Com a explosão da new wave, os Devo fizeram um sucesso estrondoso nos anos 80 com o hit “Whip It”. Mais tarde, a banda voltou a ter parte da sua fama inicial quando os Nirvana regravaram o tema “Turnaround “.
O filme, que já se encontra em produção, conta a história da banda desde a sua formação, após o massacre de Kent State University, que serviu como o ímpeto para a sua criação, e contará com uma mistura de imagens de arquivo e entrevistas de outros personagens da sua órbita.
“Devo foi uma grande influência para mim. A abordagem deles para música, filme, vídeo e arte foi algo que eu nunca tinha visto antes e foi uma das influências artísticas verdadeiramente formativas que me mostraram que havia maneiras inteiramente novas de ver as coisas”, disse o realizador.
O nome Devo vem do conceito de “de-evolução”, que para a banda era um retrocesso que a sociedade estava a viver. Com espetáculos teatrais, trajes engraçadas e um canções de crítica à sociedade com muito humor, foi muitas vezes mal compreendida pela imprensa musical que os consideravam uma “banda de brincadeira”.
E no ano em que comemoram os 50 anos da sua existência, a banda vai atuar pela primeira vez em Portugal no último dia da 1ª edição do festival de rock Luna Fest, que vai decorrer de 16 a 20 de agosto, em Coimbra, em que irá apresentar-se com três dos seus cinco elementos originais, os irmãos Mark e Bob Mothersbaugh e Gerald Casale.
Fotos/Divulgação: @DEVO/Twitter