Em marcha um documentário sobre a banda de rock Creedence Clearwater Revival

Há uma boa notícia para os fãs da lendária banda de rock californiana Creedence Clearwater Revival, também conhecida como CCR, pois já está em produção o documentário “Travelin’ Band: Creedence Clearwater Revival no Royal Albert Hall“, desenvolvido em torno de imagens de performances únicas da banda que se encontravam num cofre de Londres durante mais de cinco décadas.

Esta produção conjunta da Craft Recordings, Concord Originals e Marathan Films será dirigida por Bob Smeaton, cineasta responsável por documentários sobre os The Beatles e Jimi Hendrix. O filme será narrado por um grande fã da banda, o ator Jeff Bridges (Sete Estranhos no El Royale).

O projeto está a ser descrito como um documentário que irá levar o espectador numa viagem desde os anos humildes, mas de formação da banda, em El Cerrito, até à sua ascensão meteórica em 1969, passando pelo festival de Woodstock, em que foram a grande atração, até à lotação esgotada do Oakland Coliseum, antes de viajarem pela Europa e subirem ao palco do Royal Albert Hall, o local de música mais prestigiado do Reino Unido.

“Foram anos de pesquisa, descoberta e restauração que entraram no projeto, incluindo encontrar a filmagem original do concerto [Royal Albert Hall] num cofre de Londres, que foi totalmente restaurado após 50 anos de armazenamento”, disse a equipa que lidera o projeto, acrescentando que o filme também incluirá “imagens de 16 mm inéditas da lendária performance, interações da banda e entrevistas desenterradas do cofre da Fantasy Records, além do que se acredita ser a mais antiga filmagem conhecida da apresentação dos Creedence.”

A banda era composta pelo líder criativo John Fogerty (guitarra e vocais principais), o seu irmão Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que tocavam juntos desde 1959 sob o nome The Blue Velvets. Em 1964, o responsável da editora Fantasy renomeou-os como The Golliwogs. Só em 1967 é que adotaram o nome Creedence Clearwater Revival, que deu título ao seu primeiro álbum lançado em 1968.

Os CCR foram uma das poucas bandas a manter-se em alta, na altura da explosão do fenómeno Beatles no início dos ano 70. Os seis primeiros álbuns de estúdio foran aclamados pela crítica e receberam pelo menos um Disco de Platina, com exceção do último que chegou a Disco de Ouro, lançado em 1972, quando a banda já estava reduzida a 3 membros, depois da saída de Tom Fogerty (falecido em 1990), que agravou as relações internas e levou à dissolução do grupo, seis meses depois.

No seu extraordinário catálogo de sucessos encontram-se faixas como “Suzie Q”, “I Put a Spell on You”, “Proud Mary”, “Born on the Bayou”, “Bad Moon Rising”,”Down on the Corner”, “Fortunate Son”, “Travelin’ Band”, “Up Around the Bend”, “Long as I Can See the Light”, “Have You Ever Seen the Rain”, “Hey Tonight”, entre muitas outras que pode encontrar e ouvir no Youtube ou em outras plataformas.

Pode escutar aqui a canção “Travelin’ Band”, que faz parte do título do documentário, publicada num canal dedicada só às músicas dos Creedence Clearwater Revival.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.