Na próxima quinta-feira, dia 1 de fevereiro, a PRIS Audiovisuais e a Tudo Bem Produções, vão lançar em estreia mundial o drama “Encontro“, um filme de autor com “alma portuguesa”, escrito e realizado pelo cineasta francês François Manceaux, que reúne no elenco Dalila Carmo, Paula Pais, Isabel Otero e Johan Heldenbergh.
O filme retrata a viagem física e emocional de Alain, um realizador belga, em busca da portuguesa Luísa, um amor prometido e nunca concretizado, que atravessa três países – Bélgica, Portugal e Cabo Verde-, ao mesmo tempo que combina o passado com o presente e o futuro.
Tudo começa, para Alain, no momento em que surge uma foto misteriosa no seu telemóvel. Nela reconhece Luísa, a atriz portuguesa que ele amou apaixonadamente há sete anos, durante as filmagens do seu filme inacabado. Obcecado por essa imagem, que interpreta como um convite divino, parte da sua casa em Gante para regressar a Lisboa e reencontrar-se com a sua atriz.
Uma vez chegado, descobre que ela desapareceu, enquanto uma desconhecida se oferece para o ajudar na sua investigação. Arranca, então, uma viagem hipnótica, guiada por um sonho entre o seu passado belga, o presente português e o seu futuro imaginário em Cabo Verde, que irá revelar a dualidade entre duas mulheres.
Neste seu trabalho, Manceaux aproveita para revisitar o legado histórico dos impérios coloniais de Portugal, Bélgica e França, fazendo valer essa herança Norte-Sul, que vai de Gante, passa por Lisboa e vai até ao Mindelo, tudo ligado pelo Atlântico.
Esta original fusão entre realidade e ficção, espaço, tempos e personagens, garantiram aao filme, em 2023, um reconhecimento internacional, colecionando mais de 30 prémios em três Continentes: na Europa, Américas e Ásia. Entre estes contam-se a Seleção Oficial para os Prémios de Cinema Independente de Nova Iorque, o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cinema Independente de Berlim e 6 nomeações no Festival Internacional de Cinema de Milão, no qual foi vencedor do prémio de Melhor Realizador de Língua Estrangeira.
Portugal está também, presente nas notas sonoras do filme, em que o realizador aproveita os sons característicos do Fado de Lisboa, mas, também, a Morna e o ritmo Crioulo de Cabo Verde.
“Encontro” é um filme a não perder nos cinemas portugueses. Assista ao trailer: