“Especial Clássicos: Pier Paolo Pasolini”: Aos sábados no TVCine Edition

Especial Pier Paolo Pasolini no TVCine Edition

De 27 de junho a 11 de julho, aos sábados, sempre às 22:00h, o canal TVCine Edition apresenta o “Especial Pier Paolo Pasolini” com a sua Trilogia da Vida, 3 títulos fundamentais da filmografia do cineasta italiano que nos lembram de não esquecer o essencial.

Símbolo de vanguarda, controvérsia e inconformismo, Pier Paolo Pasolini foi um dos mais excecionais cineastas, poetas e escritores italianos do século XX. Na sua obra demonstrou desde sempre uma versatilidade cultural única e extraordinária, que contribuiu para o transformar numa figura polémica.

Era do contra, via e ia mais além, procurava o que não existia e revelou-se em todo o seu esplendor como figura maior que previu e denunciou os erros da sociedade contemporânea. Naturalmente, isso fez dele uma ameaça e acabaria por ser assassinado em 1975.

45 anos depois da sua morte os Canais TVCine celebram este realizador único, cuja musa era a Cidade de Itália. “As suas ruas menos visitadas contavam as melhores histórias, com sexo, violência e, pelo meio, algum sentido de redenção.”

Confira a programação e um resumo dos filmes:

27/junho: “Decameron”

Coletânea de nove contos do “Decameron” de Giovanni Boccaccio, sobre sedução e prazeres proibidos, e ao mesmo tempo uma sátira com uma forte componente de anti-clericalismo, onde os episódios se sucedem apresentando sempre uma lição de moral. O primeiro filme da Trilogia da Vida foi distinguido com o Urso de Prata do Festival de Berlim.

4/julho: “Os Contos da Cantuária”

Uma série de pequenas histórias satíricas que representam a sociedade, aproveitando o cenário da Idade Média para revelar o ser humano naquilo que tem de mais físico e imediato. Chocante ou não, o filme, que parte das histórias do autor medieval Geoffrey Chaucer contadas numa viagem de peregrinos à Cantuária, trouxe a Pasolini o Urso de Ouro do Festival de Berlim.

11/julho: “As Mil e Uma Noites”

Pasolini filmou as cenas ao longo de África e Ásia, pela Eritreia, o Nepal, o Yemen e o Irão, em busca de cenários e personagens. A última parte da Trilogia da Vida de Pasolini e e certamente o mais polémico.

O príncipe Mur El-Din procura a sua amante, a escrava Zumurrud, que havia sido sequestrada. Mal sabe o príncipe que a escrava que ele ama está agora escondida sob um disfarce surpreendente. Na sua busca pela escrava raptada, Mur El-Din visita os mais remotos cantos do mundo, testemunhando ao longo da viagem histórias inesquecíveis de traição, cobiça e carnalidade.

Artigos relacionados