“Especial Clássicos: Stanley Kubrick”: Sábados de agosto no TVCine Edition

Especial Stanley Kubrick nos canais TVCine

Se pode ser escrito ou pensado, pode ser filmado“, é uma das frases célebres do cineasta Stanley Kubrick (1928-1999), um dos maiores e mais influentes realizadores de sempre, e um visionário que deixou um legado incontornável na história do cinema.

E da sua filmografia, os Canais TVCine escolheram quatro momentos-chaves das suas obras icónicas para integrarem a programação do “Especial Clássicos: Stanley Kubrick”, que será emitido todos os sábados de agosto, a partir do dia 7, às 22:00h, em exclusivo no TVCine Edition.

Kubrick produziu obras-primas numa tão grande variedade de géneros que nenhum outro cineasta conseguiu, que vão desde a sátira política e o thriller erótico até aos filmes de guerra, terror e ficção científica. Em comum, cenografia meticulosa, técnicas de filmagem pioneiras, pesquisa obsessiva e um uso evocativo da música, a combinar com o humor negro e natureza inquietante das suas criações.

Com uma linguagem cinematográfica inconfundível, Stanley Kubrick criou “filmes de grande escala sobre a pequenez do homem”, deixando obras definitivas, ainda que ambíguas, sobre guerra, tecnologia, rutura social, violência doméstica e obsessão sexual. Uma filmografia repleta de momentos icónicos que entraram para a cultura popular e que continua a criar espanto e assombro nos dias de hoje.

Lolita” (1962), “2001: Odisseia no Espaço” (1968), “A Laranja Mecânica” (1971) e “Barry Lyndon” (1975), são os quatro filmes que pode rever ou descobrir no “Especial Clássicos: Stanley Kubrick”.

Veja o vídeo promocional e conheça um pouco melhor os filmes.

7 agosto – “Lolita”
Adaptado de um grande romance do século XX, Lolita é uma comédia trágica sobre a obsessão – uma história divertida e perturbadora sobre um amor proibido e as suas consequências. Com Gary Cockrell, Sue Lyon, James Mason, Shelley Winters e Diana Decker.

14 agosto – “2001: Odisseia no Espaço”

A descoberta de monólitos na Terra e na Lua origina uma expedição espacial para investigar a sua origem. Em pleno espaço dá-se início a uma luta pelo controlo da missão, entre o astronauta Bowman e HAL 9000, o computador que controla a nave espacial. Um filme protagonizado por Keir Dullea, Gary Lockwood, Leonard Rossiter, William Sylvester e Daniel Richter.

21 agosto – “Laranja Mecânica”

O trajeto de Alex DeLarge desde punk amoral a respeitável cidadão, após uma lavagem ao cérebro, forma o arco dramático da visão futurista e de choque deste filme de Stanley Kubrick, uma adaptação do romance de Anthony Burgess. O elenco inclui Michael Bates, Warren Clarke, Patrick Magee, Malcolm McDowell e John Clive.

28 agosto – “Barry Lyndon”

Um vigarista irlandês conquista o coração de uma viúva rica, assumindo a posição do seu falecido marido na aristocracia do século XVIII. Com Marisa Berenson, Patrick Magee, Hardy Kruger, Ryan O’Neal e Gay Hamilton.

Artigos relacionados