“Especial Dia de Portugal”: oito filmes portugueses para ver no Canal TVCine 2

Especial Dia de Portugal na TVCine 2

Hoje, dia 10 de junho, comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para celebrar o que é nacional, os Canais TVCine&Séries apresentam durante todo o dia o “Especial Dia de Portugal”, dedicado ao melhor da produção cinematográfica portuguesa.

Assim e já a partir das 11:40 h, terá início o primeiro dos oito filmes portugueses incluídos na sessão especial exclusiva da TVCine 2, com destaque para a estreia em televisão de “Cabaret Maxime”.

Dos filmes de época, ao documentário, passando pelo romance e o drama, haverá propostas para todos os gostos, sempre na língua de Camões. Confira a programação e detalhes sobre os filmes:

11:40h – “Aquaparque” de Ana Moreira

Sinopse: Num aquaparque abandonado, uma rapariga e um rapaz escondem-se do mundo exterior. Entre as ruínas graffitadas das antigas piscinas e escorregas desbotados, encontram um refúgio para as suas esperanças e sonhos perdidos.

12:05h – “Deux, Trois Fois Branco” de Boris Nicot

Sinopse: Akerman, Monteiro, Oliveira, Ruiz, Schroeter e Wenders figuram entre os realizadores que produziu: Deux, trois fois Branco é um retrato do produtor português Paulo Branco, entre a vida e a lenda.

14:00 h – “Peregrinação” de João Botelho

Sinopse: Um filme que relata os sucessos e as desventuras de Fernão Mendes Pinto, o escritor aventureiro que, durante os 21 anos em que esteve no Oriente para fugir à miséria, foi ’13 vezes cativo e 16 ou 17 vendido’.

15:55h – “Aparição” de Fernando Vendrell

Sinopse: Alberto é um jovem escritor e professor de liceu que chega a Évora, nos anos 50, para a sua primeira colocação. Torna-se protegido do médico local e deslumbra-se com as suas filhas que serão inspiração para o seu livro e parte da sua vida amorosa.

17:55h – “Um Adeus Português” de João Botelho

Sinopse: Um casal de agricultores vai a Lisboa lembrar o filho morto na guerra de África.

20:20h – “Como Desenhar Um Círculo Perfeito” de Marco Martins

Sinopse: Os gémeos Guilherme e Sofia cresceram juntos e, aos poucos, vão descobrindo a sua sexualidade. Mas Guilherme, incapaz de lidar com o amor não correspondido da sua irmã, foge de casa. Quando regressa, surge finalmente o amor.

22:00h – ” Cabaret Maxime” de Bruno de Almeida

Sinopse: Bennie Gaza é dono de um Cabaret num bairro de má fama, que dirige como uma família, enquanto toma conta da mulher bipolar. Quando o bairro, decadente, começa a sofrer um processo de reabilitação, Bennie tem que lutar para manter o seu clube à tona.

23:40 – “Al Berto” de Vicente Alves do Ó

Sinopse: Al Berto dá corpo a uma geração em mudança; cria um grupo de amigos que transpira juventude, excentricidade e sonhos de mudança, mas pouco tempo após a revolução, a cidade ainda não está preparada para tanta liberdade… liberdade para amar sem medo.

Artigos relacionados