“Especial DocLisboa”: Esta quinta-feira no TVCine Edition

Especial Doclisboa no TVCine Edition

No dia em que arranca o primeiro momento da 18ª edição do DocLisboa, os canais TVCine prepararam um especial dedicado ao prestigiado festival de cinema documental, com alguns dos melhores filmes da última edição.

Nesta quinta-feira, 22 de outubro, a partir das 19:35h, o canal TVCine Edition apresenta o “Especial Doclisboa“, com um programa que inclui três produções documentais: “Hasta Que Muera El Sol”, “Manifest” e “Um Filme de Verão”.

Confira a programação completa do especial e um breve resumo dos filmes:

19:35h – “Hasta Que Muera El Sol”, de Claudio Carbone

Adan e Byron, do povo terraba, da Costa Rica, mostram-nos a vida quotidiana e a resistência dos actuais povos indígenas americanos, entre a reapropriação da terra e a redescoberta de uma identidade perdida. O filme acompanha os dois amigos, com estratégias de resistência diferentes, mas unidos por um sentimento de pertença às suas raízes. Adan reclama as terras ancestrais dos terraba, enquanto Byron viaja para o Panamá para conhecer a sua comunidade mãe.

20:55h – “Manifest”, de Alejandro Rath

Os actores Iván Moschner e Pompeyo Audivert estão barricados numa casa remota, algures na costa argentina. Ensaiam textos complexos e estranhos. As personagens que habitam fazem-nos atravessar o limiar espácio-temporal: Leon Trotsky, no seu exílio mexicano, pede a André Breton para escrever o primeiro esboço de um manifesto que reúna em seu torno todos os artistas e escritores revolucionários.

22:00h – “Um Filme de Verão”, de Jo Serfaty

Durante o Verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês de aulas numa escola pública do Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens são afectados pela crise da cidade e reinventam-se diante da adversidade.

Artigos relacionados