“Especial Documentários: Arte e Cultura”: 4 documentários culturais no TVCine Edition

A partir de 7 de outubro, às 22:00h, as noites de sexta-feira do TVCine Edition vão ser preenchidas com o “Especial Documentários: Arte e Cultura“, uma programação dedicada a quatro documentários culturais.

O especial arranca com “Not For Resale“, uma análise do impacto da transição digital na indústria dos videojogos, e prossegue dia 14 com “The Challenge – O Voo do Falcão“, um documentário premiado sobre o fenómeno da falcoaria entre as elites do Médio Oriente. “Jane Por Charlotte“, um retrato íntimo de Jane Birkin pelos olhos da sua filha, Charlotte Gainsbourg, é a proposta para a semana seguinte, e por fim, a 28 de outubro, estreia “Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005“, o aclamado documentário de Marco Martins, que cruza o desenvolvimento da dança em Portugal com a história política, económica e sociocultural do país.

Conheça um pouco melhor os documentários que fazem parte da programação:

7 outubro – “Not For Resale”

Da autoria de Kevin J. James, o filme examina a mudança radical na indústria dos videojogos que se dá com a transição para a distribuição digital. Apresentando entrevistas com proprietários de lojas de gaming, criadores independentes de jogos, jornalistas e investigadores, o documentário examina o que se avizinha para o meio, e como as mudanças afetam mais do que apenas os videojogos. À medida que os meios físicos desaparecem, o que fica para trás?

14 outubro – “The Challenge – O Voo do Falcão”

Vencedor do Prémio Especial do Júri em Locarno, o documentário redefine o que entendemos por luxo das arábias, ao retratar a falcoaria nos dias de hoje. O desporto aristocrático torna-se obsessão, tomando proporções inacreditáveis: os falcões fazem manicura e são transportados em aviões fretados… Primeira longa-metragem de Yuri Ancarani, que resulta de três anos de observação e faz colidir as origens ancestrais da prática com o novo-riquismo aborrecido dos xeiques do petróleo.

21 outubro – “Jane Por Charlotte”

Um retrato íntimo de Jane Birkin pelos olhos da sua filha, Charlotte Gainsbourg. Pondo de lado um sentimento de reserva, e com ajuda da lente da câmara, as duas expõem-se e falam sobre assuntos que vão do mais feliz ao mais difícil: envelhecimento, morte, insónia, celebridade e as suas diferentes memórias do seu passado comum, que incluem o pai de Charlotte e o marido de Jane, Serge Gainsbourg.

21 outubro – “Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005”

Um filme que oferece uma proposta para a história do corpo a partir do percurso de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX. O documentário de Marco Martins caminha a par do desenvolvimento da dança em Portugal e da história política, económica e sociocultural do país. É a história da vivência de um novo corpo, em transformação, que se liberta do fascismo, e de uma sociedade em mudança que se abre ao mundo exterior. A partir de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a vários criadores e bailarinos acompanhamos o trajeto de uma companhia extraordinária, através dos movimentos e das palavras dos seus protagonistas, da sua génese no início dos anos 60 até à extinção em 2005.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados