“Especial Documentários: Descobrir Portugal” em exclusivo no TVCine Edition

Especial Documentários: Descobrir Portugal no TVCine Edition

Nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro, sempre às 22:00h, os canais TVCine celebram a Portugalidade com um Especial de Documentários inéditos que vai à descoberta do País e nos leva numa viagem no tempo e no espaço.

O especial acompanha a formação dos alunos de dança do Conservatório Nacional, passando pela Casa dos Estudantes do Império, retratando a vida de duas mulheres que trabalham num curtume de pele na Beira Alta e a forma como a crise mudou a paisagem lisboeta.

Histórias da vida e das cidades num país tão único, a conhecer no “Especial Documentários: Descobrir Portugal” em exclusivo no TVCine Edition.

4/setembro : “Infância, Adolescência, Juventude

Um documentário realizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional, focado em 3 grandes momentos: a entrada na escola e primeiras aprendizagens; o final do 9º ano, quando têm de tomar uma decisão e a saída da escola e a descoberta do palco.

11/setembro : “A Casa”

O documentário recupera memórias dos sobreviventes da Casa dos Estudantes do Império, nascida no Estado Novo para controlar os estudantes ultramarinos. Por lá passaram futuros líderes dos movimentos de libertação como Agostinho Neto e Amílcar Cabral.

18/setembro : “Curtir a Pele”

Retrato de uma fábrica de curtume de pele na Beira Alta e dos seus trabalhadores. O filme acompanha a vida de Carla e de Lúcia, que após a saída de Patrícia, são as únicas mulheres que lá trabalham. O “desaparecimento” de Patrícia é muito comentado e serve de metáfora sobre o futuro da fábrica após a crise económica que assolou o país.

25/setembro : “Alis Ubbo

Depois da crise, veio o turismo e a transformação da cidade de Lisboa. Alis Ubbo (‘porto seguro’, em fenício), acompanha com ironia os dois últimos anos de mudança da paisagem urbana lisboeta.

2/outubro : “Antecâmara”

Com imagens gravadas em video assist, “Antecâmara” é sobre o ato de filmar, a realidade física e a energia ritual de duas equipas de cinema durante a preparação da rodagem de um plano.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *