“Especial Documentários: Histórias de Luta”: Sextas-feiras de fevereiro nos Canais TVCine

De 4 a 25 de fevereiro, às 22:00h, as noites de sexta-feira do TVCine Edition continuam dedicadas às produções documentais com o “Especial Documentários: Histórias de Luta“, com uma programação que inclui quatro longas-metragens.

O especial começa a 4 de fevereiro com “#AnneFrank – Vidas Paralelas“, uma reflexão sobre o Holocausto a partir do legado de Anne Frank e das histórias de cinco sobreviventes dos campos de concentração, e prossegue a 11 de fevereiro com “I Am JFK Jr“, um documentário sobre a vida do “príncipe caído da América”, o filho do Presidente John F. Kennedy.

A programação continua a 18 de fevereiro com “Na Sombra do 11 de Setembro“, um documentário que vem revelar a história por detrás dos “Liberty City Seven”, um grupo de jovens de Miami acusados de apoiarem a Al Qaeda naquele que poderia vir a ser o maior plano de terrorismo em solo americano desde o ataque às Torres Gémeas. A encerrar o ciclo, a 25 de fevereiro, “Bem-Vindo À Chechénia” acompanha um grupo de ativistas que arriscam as suas vidas enquanto lutam pelos direitos da comunidade LGBTQ+ na repressiva república russa, fazendo uso de uma abordagem inovadora para proteger o anonimato das testemunhas.

Assista ao video promocional e saiba mais sobre os documentários.

#AnneFrank – Vidas Paralelas

Neste documentário de Sabina Fedeli e Anna Migotto, Helen Mirren recorda a vida de Anne Frank através da leitura de páginas do seu diário. A sua história é entrelaçada com as de cinco mulheres que também foram levadas para campos de concentração mas que sobreviveram ao Holocausto, partilhando com Anne Frank os mesmos ideais e o mesmo desejo de viver: Arianna Szörenyi, Sarah Lichtsztejn-Montard, Helga Weiss e as irmãs Andra e Tatiana Bucci.

I Am JFK Jr

O filme é uma homenagem ao legado Kennedy e àquele que foi considerado o “príncipe caído da América”. O documentário de Steve Burgess e Derik Murray conta a história de um jovem destinado à grandeza mas determinado a ser bom num mundo cheio de grandes expectativas para si, até à sua morte trágica em 1999. Apresenta entrevistas com amigos como Robert De Niro, Cindy Crawford e Mike Tyson e com colegas como a sua antiga Chefe de Gabinete, RoseMarie Terenzio. Para além de fotografias pessoais dos amigos mais próximos de John, apresenta filmagens vintage do jovem John na Casa Branca e imagens raras suas nos anos após o assassinato do pai, John F. Kennedy.

Na Sombra do 11 de Setembro

O mais recente documentário de Dan Reed conta a história de como sete homens negros de Miami foram acusados do maior plano de terrorismo da Al Qaeda em solo americano desde o ataque às Torres Gémeas – apesar de não terem armas ou qualquer ligação à organização terrorista. Através de entrevistas com funcionários do FBI, especialistas em contraterrorismo, advogados, jornalistas, familiares e vários dos próprios “Liberty City Seven”, o documentário descreve aquilo que a América estava disposta a fazer para que uma nação em pânico se sentisse segura – oferecendo uma análise da forma como os serviços secretos mudaram na sequência do 11 de Setembro de 2001 e traçando as ramificações da busca desesperada para caçar o chamado “enemy within”.

Bem-Vindo À Chechénia

Na Chechénia não há homossexuais – foi isso que o líder tirano Ramzan Kadyrov decidiu. O filme segue um grupo de ativistas que arriscam as suas vidas para salvar pessoas LGBTQ+ que são ameaçadas, detidas, torturadas e executadas na repressiva república russa desde que Kadyroy iniciou uma operação anti-gay em 2017. As personagens do filme tiveram as suas caras alteradas digitalmente para permanecerem anónimas, numa nova abordagem que vem revolucionar a proteção de identidade de testemunhas em vídeo – e que fez com que “Bem-Vindo À Chechénia” se tornasse o primeiro documentário a conseguir estar na shortlist do Óscar para Melhores Efeitos Visuais.

Após a sua estreia, os documentários ficarão disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

Artigos relacionados