“Especial Documentários: Seleção Doclisboa” nos Canais TVCine

Doclisboa nos canais TVCine

De 12 a 26 de fevereiro, sempre à sexta-feira, às 22:00h, os Canais TVCine e o DocLisboa voltam a fazer parceria para levar o melhor do festival a casa dos portugueses, com uma seleção de 3 filmes patentes na última edição, que serão exibidos no “Especial Documentários: Seleção Doclisboa” em exclusivo no TVCine Edition.

O Doclisboa é o festival de documentários mais antigo do país, contribuindo para a definição de um território forte e estável para o género em Portugal. Também os Canais TVCine se identificam com esta premissa, pelo que o documentário assume um papel cada vez mais regular e relevante na sua programação.

12 de fevereiro – “Cidade Marconi”

A perceção da relação entre uma música e uma fotografia é desconstruída pelo estudo de uma paisagem. A paisagem de uma colina marcada pelo impasse dos diversos projetos imobiliários que pretendem a sua transformação. Um filme de Ricardo Moreira.

19 de fevereiro – “El Trabajo o a Quién le Pertenece el Mundo”

Com realização de Elisa Cepedal, o filme passa-se numa zona residencial que volta a ser um campo de batalha nos confrontos entre grevistas e Polícia. O filme observa uma comunidade mineira pelo prisma da ‘etnoficção’ enquanto esta negoceia o declínio da mesma indústria que permitiu o seu surgimento.

26 de fevereiro – “É Rocha E Rio, Negro Leo”

Uma tarde com o músico, compositor, poeta, sociólogo e pensador Negro Leo. Ele expressa as suas ideias sobre o desenvolvimento da música bem como sobre política, religião, redes sociais, fazendo um paralelo com a sua própria vida. Um filme realizado por Paula Gaitán.

Artigos relacionados