“Esquecido”: Drama romântico de guerra da cineasta ucraniana Daria Onyshchenko

Num momento em que a invasão da Ucrânia por parte da Rússia domina os títulos da imprensa internacional, os cinemas nacionais vão receber a estreia do filme “Esquecido” (Zabuti), a segunda longa-metragem da cineasta ucraniana Daria Onyshchenko, um drama romântico ambientado numa cidade controlada por rebeldes pró-Rússia.

Nesse cenário, a história segue Nina (Maryna Koshkina), uma mulher de 30 anos, professora de língua ucraniana, que vê a cidade de Luhansk ocupada por separatistas pró-russos. Forçada a submeter-se a cursos de reciclagem para o ensino do russo, cruza-se com Andrii (Danylo Kamenskyi), um estudante de 17 anos que ficou órfão no rescaldo da guerra.

Nina conhece Andrii quando testemunha a sua detenção pela polícia por ter pendurado a bandeira ucraniana no telhado da escola. Nina sabe que por viverem num mundo de injustiça e mentiras Andrii pode permanecer na prisão por muito tempo e arrisca a sua vida para o libertar. À medida que gravitam entre si, tentam lembrar às pessoas nos territórios ocupados que elas também merecem um futuro.

Assista ao trailer legendado de “Esquecido”

Artigos relacionados