Está a chegar à Cidade Invicta mais uma edição do Beast – Festival Internacional de Cinema

3ª edição do Festival de cinema Beast

A Cidade Invicta volta a acolher de 28 de setembro a 6 de outubro a 3ª edição do Beast – Festival Internacional de Cinema, onde serão exibidos mais de 90 filmes da Europa de Leste, em representação de 21 países, com foco nos trabalhos de produção recente e novos talentos.

O Beast conta com três secções competitivas, a EastWave, uma oportunidade para os realizadores mostrarem o seu primeiro filme de ficção, de curta/média duração, produzidos nos últimos dois anos, a EastDoc, onde são apresentados documentários que são construídos a partir do real e a ExperimentalEAST, que inclui todo o tipo de filme que contorna as regras básicas do audiovisual, criando as suas próprias experiências cinematográficas.

Na cerimónia de abertura do Beast 2019 será exibido “Summer Survivors”, um filme que aborda o estigma das doenças mentais, numa sessão especial no Cinema Trindade, neste próximo sábado, 28 de Setembro, às 21:30h, que contará com a presença da realizadora Marija Kavtaradze, que conversará com os espectadores no fim do filme.

A edição deste ano terá especial atenção à cinematografia da Lituânia, com um programa dedicado a talentos emergentes, mas também aos grandes mestres do cinema como Arunas Matelis e um tributo a Jonas Mekas. Durante uma grande parte dos 9 dias de festival haverá também programas especiais que nos levam a explorar as relações entre a Europa de Leste e África, as questões queer na região e a descobrir o trabalho dos jovens realizadores de animação.

As salas do Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e Biblioteca Municipal Almeida Garrett são os palcos para as exibições, além de eventos paralelos como masterclasses, oficinas, concertos, programação especial para para crianças e adolescentes, e outros eventos em vários outros espaços da cidade.

Na Cerimónia de Encerramento, marcada para as 21:30h do dia 6 de outubro, no Cinema Passos Manuel, serão exibidos os filmes vencedores das três secções da Competição Oficial.

Para mais informações consulte o site oficial do Beast.

Artigos relacionados