“Estrada Fora”: Um agridoce road movie familiar do iraniano Panah Panahi

Depois de ter surpreendido no Festival de Cannes 2021, quando fez a estreia mundial na Quinzena dos Realizadores, e premiado em vários festivais internacionais, o drama “Estrada Fora” (Hit the Road) vai chegar às salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, 21 de julho, com distribuição da Midas Filmes.

Nesta sua estreia como argumentista e realizador, Panah Panahi, filho do aclamado e reprimido Jafar Panahi, conta-nos a história de uma família iraniana que tem de atravessar o país de carro para um destino incerto, um agridoce road movie familiar com toques de comédia e um fundo de crítica social.

Por paisagens acidentadas e terrenos pouco convidativos, seguimos a viagem de uma família caótica e terna, formada pelos pais e os seu dois filhos, acompanhada pelo cão que está doente, enquanto as tensões dentro do carro se vão acumulando. Mas para onde vão? Nunca conseguimos ter a certeza para onde a família está a dirigir-se.

A viagem toda é uma confusão. No banco de trás vai o pai que tem uma perna partida e o filho mais novo, uma criança muito engraçada e espontânea, que não entende este mundo dos adultos e por que não pode levar um telemóvel. Na frente, a mãe tenta rir mas mal consegue conter as lágrimas e manter a ordem, enquanto o misterioso filho mais velho conduz o carro, parece calmo e quase o tempo todo em silêncio.

A crítica do filme ao regime iraniano não é explícita, mas implícita. Nenhuma pessoa foge, é uma verdadeira reunião de família. Uma reflexão sobre os iranianos que têm que deixar o seu país clandestinamente.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados