Estreia da semana: Trailer de ‘As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto’

as mil e uma noites_o inquieto

Estreia amanhã nas salas de cinema portuguesas, ‘As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto‘, a primeira das três partes do filme de Miguel Gomes, que foram considerados pela crítica francesa em Cannes, um dos acontecimentos do festival, com chamadas de primeira página na imprensa, após ser exibido na Quinzena dos Realizadores.

Segundo o cineasta português, o filme assume-se como o relato de um desgraçado país, as histórias da atualidade em Portugal, recolhidas ao longo do último ano, utilizando o formato do popular conto persa.

Na sinopse oficial, pode ler-se: “Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país : “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes há animais que falam embora seja improvável que sejam escutados. Neste país onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção ; aguardam pelo momento da coleta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que … “. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se”.

A segunda parte intitulada ‘O Desolado’, tem estreia marcada para o dia 24 de setembro e o que encerra a trilogia, ‘O Encantado’, chega a 01 de outubro.

Assista ao trailer:

Artigos relacionados